1 de dez. de 2011

Professora da Unesp recebe Prêmio da Editora Abril


A bióloga, geneticista e pesquisadora Silvia Regina Rogatto, professora da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), juntamente com um grupo de pesquisadores do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, foi contemplada com o Prêmio Saúde, da Revista Saúde – Editora Abril. O reconhecimento foi na categoria Saúde do Homem e da Mulher por sua pesquisa de mapeamento do câncer de pênis.

A cerimônia de premiação foi realizada dia 29 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O trabalho foi escolhido após uma seleção de 474 projetos inscritos. Na modalidade Saúde do Homem e da Mulher, foram apenas três finalistas.


Em entrevista ao site da Revista Saúde, Silvia explica que pela característica dos genes, é possível saber quando o tumor é mais ou menos agressivo e partir para a terapia diretamente no alvo, com drogas que inibam o seu crescimento. Um dos principais culpados pelo mal, o papilomavírus, ou seja, o HPV, está na mira dos pesquisadores.

O estudo mostra que há diferenças entre os tumores em pacientes com ou sem o HPV – e traz uma curiosidade. “Para aqueles que têm o vírus, a resposta ao tratamento é melhor”, diz Silvia, também ao site da Editora Abril. Todo esse conhecimento permitirá manejar o câncer de pênis da melhor maneira em um futuro próximo. “Os participantes do nosso trabalho têm em mente que estão contribuindo para o avanço no conhecimento”, orgulha-se a geneticista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário