14 de mai. de 2010

Curso pré-vestibular de baixa renda

Projeto mantido por alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e voltado a pessoas de baixa renda, o Cursinho Desafio abre, de 10 de maio a 6 de junho, as inscrições para seu processo seletivo ao sistema semi-extensivo de curso pré-vestibular. Ao todo serão oferecidas 60 vagas sem a cobrança de mensalidade. 

 O candidato deve acessar o site do cursinho (www.cursinhodesafio.fmb.unesp.br) no período especificado e fazer a inscrição. Também é possível obter o edital do processo seletivo e materiais didáticos de apoio. Não haverá cobrança de taxa para a participação.

 A prova objetiva, que ocorre no dia 20 de junho, a partir das 14 horas na sede da Unifac (Associação de Ensino de Botucatu), terá 50 questões de múltipla escolha e também uma redação. Entre os dias 23 e 25 de maio ocorre a avaliação sócio-econômica, ainda em local a ser definido. Todos os candidatos convocados devem apresentar documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Motorista) e chegar ao local de prova com uma hora de antecedência.

 Uma das novidades nesta seleção é que metade das vagas está assegurada a pessoas de baixa renda. Com isso, todos os candidatos passarão pela entrevista sócio-econômica, que se torna importante critério para a seleção dos candidatos. “Esta medida visa ao menos garantir que realmente quem não tenha condições de pagar mensalidade em um curso pré-vestibular tenha acesso ao projeto”, explica Guilherme de Oliveira Arruda, coordenador do Cursinho Desafio.

 O resultado dos aprovados em primeira chamada será divulgado dia 16 de julho nos sites da FMB (www.fmb.unesp.br) e do próprio cursinho. Já as vagas remanescentes terão convocação no dia 20. As matrículas ocorrem dias 19 (1ª chamada) e 22 de julho (lista de espera) na Escola Angelino de Oliveira, na Vila Antarctica, em Botucatu. As aulas terão início na primeira semana de agosto e vão até o final de novembro.

 Criado no ano 2000, o Cursinho Desafio tem obtido êxito em sua proposta. Oferece 140 vagas no sistema de ensino extensivo e 60 no semi-extensivo. Além disso, é referência em aprovação com seus alunos ingressando em faculdades e universidades públicas como USP, Unicamp, Fatec e a própria Unesp.

 O projeto também oferece espaço próprio com biblioteca e computadores para uso didático com acesso à Internet. Todas as salas usadas pelo projeto contam com projetores multimídias e os alunos têm, além de monitorias nas mais diversas disciplinas, simulados mensais. Não há cobrança de mensalidades e também são realizadas, no decorrer do ano, viagens e visitas culturais.

 Vestibular Unesp- Trinta alunos do Cursinho Desafio estarão, dia 8 de junho, em Bauru, para a participação no vestibular de meio de ano da Unesp. Todos os candidatos obtiveram isenção de matrícula após desempenho no primeiro simulado deste ano realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade.

Flávio Fogueral
Jornal da FMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário