Número de alunos atendidos e até qual
"série".
Perto de 300 alunos, dos 3
anos de idade até o nono ano de escolaridade, e também os adultos, através das
atividades do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que se estende do segundo ao
quinto ano. Além disso, temos mais 454 crianças/adolescentes Inscritos nas
atividades de reforço cultural, aberta à comunidade do bairro e do entorno.
Como começou esse projeto?
Um grupo de pessoas
idealistas, frequentadoras do “Centro Espírita “O Caminho da Verdade”, que
prestava atendimento aos presos da Cadeia Pública de Botucatu, uniu-se a fim de
auxiliar crianças e adolescentes do Jardim Brasil, um bairro sócio, cultural e economicamente
desfavorecido, a enfrentarem as adversidades da vida, capazes de vencer as
desigualdades sociais. Através de doações, adquiriu um lote de terreno, em
1990, e a partir daí foram feitas avaliações e detectadas as suas necessidades,
para que se pudesse diminuir os fatores de risco (gravidez precoce, uso e
tráfico de drogas, criminalidade) e aumentar os fatores de proteção, através do
“Núcleo Assistencial Joanna de Ângelis”, sua Obra Social, fundado em 10 de
setembro de 1990. O Educandário Professor “Eurípedes Brasanulfo”, fundado em
1996 e o Jardim Escola “João de Deus”, em 2000 integram as atividades assistenciais do Núcleo.
Qual a metodologia usada na escola?
Procuramos desenvolver
processos de auto-estima, auto-conceito, empatia, autonomia, iniciativa, tomada
de decisão, resolução de conflitos, geradores da melhoria da qualidade de vida
e do bem- estar, do relacionamento intra e inter-familiar, bem como de melhor
empregabilidade futura e o exercício de uma cidadania mais responsável. Além
disso, buscamos a diminuição da evasão e do insucesso escolar e a ampliação da
visão de futuro, através de diversas atividades lúdicas, que são realizadas por
voluntários e contratados, para que aprendam a lidar com as adversidades, os
seus medos, ansiedades, a trabalhar em
equipe e a lidar com as suas próprias emoções e as dos outros, no decorrer da
vida.
Com as ações do Núcleo e
as medidas implementadas pela administração municipal, o bairro adquiriu outra
configuração social e econômica, havendo notória melhoria das condições de vida
da população
Qual a estrutura disponível?
Todos os prédios e as
instalações, bem como a aquisição dos terrenos contaram com o apoio de
parcerias, campanhas, doações de pessoas físicas, jurídicas, ONGs, verbas do
governo federal, estadual e municipal que doam materiais de construção,
alimentos, roupas, material escolar, instrumentos musicais para a Fanfarra e o
Coral, parque pedagógico, brinquedos e jogos e material de apoio necessário
para que a obra se mantenha.
E o número de funcionários?
É complicado dizer ao
certo o número de funcionários, porque contamos com contratados e voluntários,
que recebem treinamento. A partir do
interesse, registro e freqüência dos profissionais contratados e voluntários,
são abertas atividades à comunidade do bairro e entorno. É feita divulgação dos
horários, a seleção dos candidatos. Estabelece-se um plano de ação e como será
a execução, o conteúdo e a avaliação das atividades. São realizadas reuniões
com os diferentes grupos de contratados e voluntários, para análise das observações
e dos relatórios diários, semanais, mensais, semestrais e anuais de cada
inscrito na Instituição, bem como das alterações que deverão ser implantadas
para que as intervenções necessárias possam ser realizadas de maneira mais
eficaz.
Fale sobre o método de ensino e pilares da
educação.
A Educação é centrada na criança, que pode e deve
desenvolver as suas potencialidades através de uma intervenção e metodologia
que considere suas especificidades ambientais e individuais, em todos os seus
aspectos (físicos, sociais, emocionais, linguísticos, cognitivos), de maneira
ativa e participativa, através de diversas atividades lúdicas (xadrez, coral,
inglês, dança, pintura, ioga, Orquestra de Sopro, teatro, contagem de
histórias, culinária), culturais e esportivas.
Adotamos metodologias
diversas, de acordo com o ritmo e necessidade de cada aluno, baseados em
modelos portugueses, canadenses, franceses, belgas, americanos, sendo os
pilares da educação Piaget, Vygostsky, Bronfrenbrenner e Bruner.
Sbre os pais na educação das crianças. Como eles
são envolvidos?
As famílias são convidadas
a participar na educação das crianças e adolescentes; é estimulada a freqüência
a palestras, seminários e workshops com assuntos de interesse da comunidade,
estabelecidos cursos sobre gestão e resolução de conflitos e problemas, que
visam a melhoria da qualidade de vida, da convivência familiar, da
empregabilidade. Os adultos são orientados a continuarem os seus estudos, a se
alfabetizarem para terem melhores condições de vida; são realizados cursos de
culinária, aproveitamento de alimentos e nutrição e geração de rendas; são
oferecidos seminários e workshops nas áreas de saúde e cidadania responsável e
os pais são convidados a aconpanharem os filhos nas diversas apresentações em
que a Escola participa e a serem voluntários na manutenção, nas atividades de
reforço cultural e onde puderem colaborar.
Quais os prêmios já recebidos pela instituição?
Os diversos prêmios que
conseguimos obter ao longo dos anos, pela qualidade do atendimento que
oferecemos aos matriculados: Prêmio Bem-eficiente 2003/2004, Semifinalista do
Prêmio Itaú Unicef em 2003 e 2007, Selo Escola Solidária em 2003, 2005, 2007 e
2009 e o reconhecimento de organizações municipais, estaduais, federais e
internacionais com os quais mantemos as parcerias.
Qual o legado que Sr. Roberto deixou?
Existem pessoas que lutam
por um dia e são importantes. Existem
pessoas que lutam por muitos dias e são muito importantes. Mas existem pessoas que lutam todos os dias
das suas vidas: essas são imprescindíveis ao mundo!
O professor medíocre
conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande
professor inspira.
Que possamos, através do
seu exemplo como Educador, continuar a dilatar mentes, ampliar horizontes,
crescer, viver e transformar o mundo para que o Educandário e o Jardim Escola
sejam a escola do conhecimento, dos sonhos e da alegria, com o objetivo de
tornar as crianças e jovens que aqui frequentam homens e mulheres de bem!
O que se aprende com as crianças nesse processo
educativo?
Guimarães Rosa nos dizia o
seguinte: “O mais importante e bonito do
mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas
elas vão sempre mudando...”
A aprendizagem é tanto dos
alunos, quanto dos professores. As aulas são elaboradas de acordo com o
interesse dos alunos, que também fazem as suas pesquisas e dão a sua
contribuição, de maneira ativa e participativa. Cada um, dentro do seu ritmo de
aprendizagem, colabora para o processo da aprendizagem da classe, onde todos se
respeitam. O processo de convivência e cidadania é estabelecido de maneira
natural.
E qual a realidade dessas crianças?
O Núcleo atende a bebês,
crianças e adolescentes do Jardim Brasil e do entorno, e seus familiares, indo
ao encontro das suas necessidades e
carências.
Como foi assumir a entidade e como encara essa
tarefa após o falecimento do Sr. Roberto?
Lívia- Desde 1997 eu dou
apoio pedagógico ao Núcleo e ao Educandário. A partir de 2000 também assessoro
o Jardim Escola “João de Deus”, e por muitos anos fui a Diretora Escolar do
Educandário e do Jardim Escola, cargo que também ocupo no momento. As nossas
ações sempre levaram em conta a parte assistencial do aluno, e nunca tomamos
nenhuma atitude sem antes consultamos todos os órgãos do Núcleo (Diretoria da
Mantenedora, Conselho Administrativo) e da Escola (Conselhos de classe, série,
professores, voluntários quando se fazia necessário). Até hoje é assim. Após o
falecimento do meu pai, eu procuro refletir qual seria a atitude dele diante de
qualquer situação, e tento me direcionar pelos exemplos de liderança,
responsabilidade e tomada de decisão que ele sempre demonstrou.
Tudo aqui funciona, desde
o início, com a formação de equipes e conselhos, em forma de colegiado. Nenhuma
decisão é tomada por uma só pessoa. O êxito ou o insucesso são da equipe, que
se reúne conforme as necessidades do momento, dos Conselhos, dos Diretores e tudo
é muito bem analisado em seus prós e contras e as decisões a serem tomadas. O
Dr. Roberto era o porta-voz das idéias, dos ideais de todos, o líder a
impulsionar os esforços e direcionar o trabalho de todos, em benefício dos aqui
matriculados. O que procuramos fazer é manter esse espírito de união,
liderança, buscando o empenho de toda uma equipe.
Uma escola de qualidade: como se consegue esse
feito em uma realidade social tão difícil?
Com o apoio dos
contratados, voluntários, dos familiares, com as parcerias que temos e que
fazemos, com o uso das modernas tecnologias. Através das diversas atividades
extra-curriculares oferecidas buscamos a ampliação da visão de vida e de mundo
dos alunos e familiares, o estabelecimento de objetivos a longo prazo e isso
faz com que a convivência intra e inter familiares melhore e a comunidade ganha
com isso, porque também melhora a qualidade de vida e de bem-estar, bem como a
empregabilidade futura.
A escola participa das provas de classificação
promovidas pelo Governo? Qual a sua classificação?
Somos uma ONG, sem fins
lucrativos, com todos os registros necessários para o funcionamento do
Educandário e do Jardim Escola perante os órgãos responsáveis do Ministério da
Educação, de maneira gratuita, em regime integral, onde os alunos entram pela
manhã, tomam o café, têm as atividades complementares à escola, almoçam, têm as
aulas regulares, o lanche e vão para casa no final da tarde. Os alunos matriculados
na EJA frequentam a escola em horário pós-laboral. Com isso, não participamos
das provas de classificação promovidas pelo Governo, mas ao saírem do nono ano,
os nossos alunos têm prestado os exames para ingresso no SENAI e na Escola
Técnica Industrial “Dr.. Domingos Minicucci Filho” e têm obtido excelentes
resultados.
Quais as metas de ampliação em estrutura e número
de alunos para os próximos anos?
Todos temos planos,
projetos e sonhos a serem realizados para a ampliação do Núcleo, do Educandário
e do João de Deus, que são discutidos
semanalmente nas reuniões entre a Direção da Mantenedora, do Conselho
Administrativo do Núcleo e da Direção da Escola, como por exemplo, o
atendimento aos alunos até o final do Ensino Médio, e o início anterior à faixa
de idade dos 3 anos, além de outras atividades extra-curriculares, mas para isso ocorra, deverão ser feitas
campanhas visando a captação de recursos humanos, materiais e financeiros,
através de convênios e parcerias com Instituições Públicas, Privadas, ONGs,
empresas e pessoas físicas que nos permitam a
ampliação dos atendimentos ao público-alvo nas áreas da saúde, educacionais,
esportivas, culturais e musicais, sempre
com o objetivo da melhoria da qualidade de vida e bem-estar e melhor integração
com a sociedade.
Qual o motivo de maior orgulho quando se fala em
alunos?
Há vários exemplos: em
2004, dos 10 alunos, 9 passaram no vestibulinho da Escola Industrial (ETEC “Dr. Domingos Minicucci Filho”) para
ingresso no Ensino Médio. Estes alunos obtiveram a 1ª, a 4ª e a 5ª colocações.
O primeiro colocado também passou em 1º
lugar no teste para admissão no SENAI – Curso de Eletricista, passou em 1º lugar no vestibulinho para
Ensino Técnico em Eletrônica na ETEC “Dr. Domingos Minicucci Filho”
(Industrial), ficou duas vezes entre os 2000 melhores alunos de Matemática do
Brasil, onde concorreram 18 milhões de participantes nas 2ª e 3ª Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, passou na UNESP em Química na
primeira chamada e foi até convidado para fazer estágio numa importante
Universidade americana.
Em 2009 um dos nossos
alunos passou em 3º lugar nesse mesmo vestibulinho, e os outros passaram entre
os 40 melhores classificados.
Dos alunos que concluíram
até o atual nono ano de escolaridade
(antiga 8ª série), podemos destacar os que fazem curso de graduação em
universidades públicas: Química e Letras, na UNESP, Informática e Logística na
FATEC; os que passaram em concursos públicos na SABESP, ou que estão muito bem
empregados e são muito elogiados pela sua competência e capacidade nos
Correios, DURATEX, na EUCATEX, formados pelo SENAI.
Ao longo dos anos, nossos
alunos receberam vários prêmios de redação, entre os quais podemos destacar: o
Concurso “Conhecendo o ECA” , o Concurso Literário Leda Galvão, e Concurso
Literário em homenagem a “Dr Olívio Stersa”
Em 2009, 8 alunos de 10 passaram no teste para
o SENAI. Destes, 6 ganharam bolsas de estudo a título de ajuda de custo.
Isso só faz com que
busquemos nos empenhar cada vez mais, para que mais crianças e adolescentes
possam ter um futuro mais promissor, com melhor qualidade de vida e que possam
projetar por onde forem o ensino que aqui tiveram.
A ESCOLA EM DESTAQUE
* Semi-finalista do Prêmio ITAU-UNICEF –
2003 e 2007
* Prêmio Bem Eficiente 2003-2004 –
Outorgado por Kanitz & Associados
O Núcleo foi contemplado entre as 50
Entidades brasileiras “que demonstraram
trabalho e desempenho nas suas áreas de atuação, dentro de uma estrutura
profissional e eficiente, operando com custos administrativos baixos, com
transparência e supervisão externa, de forma a garantir a sua perpetuação como
entidade beneficente”.
* Selo Escola Solidária – 2003, 2005, 2007
e 2009
* Moção de Congratulações da Câmara
Municipal de Botucatu, “pela primorosa e honrosa participação no IV Festival de
Corais Infantis, realizado em
São Paulo , nos dias 26 a 29 de maio de 2005”
* Rotary Clube de Botucatu agracia
voluntários do Núcleo, com o 4.º Prêmio Mérito Social, no dia 10 de março de
2005. Voluntários: Claudemir Batista Ferreira, Magali de Barros Ferrreira,
Maíra de Barros Ferreira e Inara de Barros Ferreira.
* I Concurso Artístico-Literário “Maria José Dupré”- 5.º lugar para Delma
Ribeiro do Prado no Nível II – Redação – Ensino Fundamental.
* ACE/CDL premia os melhores do ano no
comércio de Botucatu e Voluntários, com cerimônia de entrega em 17 de setembro
de 2005. Premiado: Claudemir Batista Ferreira – Voluntário do ano, pela
coordenação do Coral do Núcleo.
* 22 a 30 de janeiro de 2007 - a convite da Área
de Qualificação e Promoção Cultural do Educandário “Prof. Eurípedes
Barsanulfo”, a Prof.ª Lívia Christina Andreucci desenvolveu Curso Teórico e
Prático intitulado “Modelo de Ativação do Desenvolvimento Psicológico”, em 50
horas.
* 28 de julho de 2007 - Professoras do
Educandário “Prof. Eurípedes Barsanulfo” realizam curso na Pinacoteca do Estado
de São Paulo, na qual tiveram uma sensibilização a respeito do uso de imagens
artísticas em sua prática pedagógica.
* 15 agosto de 2007 – Alunos da 4.ª série
da Alfabetização de Jovens e Adultos do Educandário recebem certificado de
conclusão.
* Diretora Pedagógica do Núcleo conclui
Mestrado em “Activação do Desenvolvimento Psicológico” na Universidade de
Aveiro em Portugal. Os
estudos foram conduzidos sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes Cró e
Prof.ª Dr.ª Anabela Maria de Sousa Pereira, no
Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro,
Portugal. A Tese intitula-se: “Activação do Desenvolvimento Psicológico: Um
estudo com crianças socialmente desfavorecidas”. Sua presença na referida Instituição é
possível graças ao Programa Alban, de bolsas de estudo de alto nível, destinado
à América Latina.
* A Câmara Municipal de Botucatu realizou
sessão em 03/03/08, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, quando
homenageou a professora Dra Célia Sperandéo de Macedo, Membro do Conselho
Administrativo do Núcleo. A homenagem foi iniciativa do Vereador Luiz Rúbio.
* Aluno do Educandário recebe premiação do
I Concurso “Conhecendo o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente”, outorgado
pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no dia
11/11/08. O concurso envolveu alunos da rede municipal, estadual e particular
de Botucatu e foi dividido em quatro níveis diferentes: Ensino Infantil –
Desenho, - com o tema “Lugar de Criança é na Escola”; Ensino Fundamental –
Acróstico e Slogan – com o tema “Conselho Tutelar”; e Ensino Médio – Redação –
com o tema “Seja Parceiro de um Destino”.
* Em 19/03/08, o Sesi de Botucatu fez a
doação de equipamentos odontológicos ao Núcleo. A instituição já possuía um
espaço e voluntários, mas os equipamentos utilizados apresentavam desgastes. Por
sua vez, o Sesi, como conta seu diretor João Valter, acabara de substituir
todos os equipamentos odontológicos por modelos novos. “Esses equipamentos
devem ter nove anos de uso e ao invés de dar baixa, nós do Sesi decidimos fazer
esta doação ao Joanna de Ângelis, que é uma entidade com reconhecimento, séria,
premiada, e que atende um público mais carente. O material doado ao Joanna
contém uma cadeira, um equipo dentário, refletor, cuspideira e mocho
odontológico.
* A Associação das Famílias de Rotarianos
de Botucatu – AFROB apoiou o Núcleo, através da doação de recursos financeiros
para a manutenção das atividades de 2008, desenvolvidas pela Psicopedagoga
Cláudia A. Jorge junto a alunos com dificuldades específicas para o aprendizado
da leitura.
* Universitários das repúblicas CB (Custo
Benefício), Santa Cerva e Kati Vero, doaram em 19/06/08, uma tonelada de
alimentos ao Núcleo, que foram arrecadados em uma festa junina promovida pelo
grupo. Segundo Rafael Souza Boiani, estudante de agronomia e morador da Kati
Vero, a entidade foi escolhida pelos colegas que já desenvolveram trabalhos
voluntários no Núcleo. “Alguns amigos já conheciam o Joanna de Angelis” e nos
indicaram para receber estes alimentos”, falou Boiani. A entrega foi matéria da
TV Tem e do Jornal “O Diário da Serra”.
* Diretor Industrial da Embraer – Unidade
de Botucatu, Engenheiro Almir Miguel Borges, visitou o Núcleo em 26/03/08,
acompanhado pela Assistente Social Ana Maria Bertoncini, e funcionário e
voluntário do Núcleo Reginaldo Aparecido Zebediff Bueno. O grupo esteve em
todos os ambientes do Núcleo, especialmente naqueles onde estão sendo
utilizados o material pedagógico recebidos através do PPS 2005.
* 04 de novembro de 2009 – Entrega da
Máquina Copiadora Sharp, doada pelo Rotary Club Botucatu Cuesta – Distrito
4310, com a apresentação da Orquestra Juvenil “Joanna de Ângelis”, para um
público aproximado de 350 pessoas.
* 11 de novembro - Premiação dos alunos que
participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia com medalhas de prata e
bronze, – Ministério da Educação e Cultura – MEC, na presença de um público
aproximado de 250 pessoas.
* A Fundação para o Desenvolvimento Médico
Hospitalar da Universidade Estadual Paulista apoiou o Núcleo, através da doação
de recursos financeiros para a manutenção das atividades de 2009, desenvolvidas
pela Psicopedagoga Cláudia A. Jorge junto a alunos com dificuldades específicas
para o aprendizado da leitura.
* O Deputado Estadual Milton Flávio visitou
o Núcleo em 20 de novembro de 2009, percorrendo a Área da Costura, a Quadra
Poliesportiva que está em construção e o Refeitório que deverá passar por
reforma.
* Visita do Deputado Estadual Bruno Covas,
em Novembro de 2009 às dependências do Núcleo Assistencial.
* Selo “Escola Solidária” pela quarta vez
consecutiva (2003, 2005, 2007 e 2009).
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