31 de ago. de 2015

Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição recebe inscrições até de 16 de setembro

O “Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição” está com inscrições abertas até o dia 16 de setembro. Podem ser inscritos pesquisas e programas voltados à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.  O concurso é promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea), com objetivo de identificar e premiar iniciativas voltadas á formulação de soluções efetivas para o combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional.


Poderão participar universidades, prefeituras, órgãos públicos estaduais e municipais, e instituições de pesquisas públicas e privadas do estado de São Paulo. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada até o dia 16, às 17 horas, somente pela internet, por meio do site do www.consea.sp.gov.br.

Poderão ser inscritos apenas projetos desenvolvidos nos últimos cinco anos e que não tenham recebido premiação em outras edições do Prêmio Josué de Castro. As iniciativas concorrem em duas categorias “Melhor Pesquisa Científica” e “Melhor Programa ou Projeto de Política Pública”.

O secretário de Agricultura Arnaldo Jardim ressaltou a importância desta premiação para o reconhecimento de iniciativas que promovam o desenvolvimento social e nutricional. “A Secretaria de Agricultura está cada vez mais promovendo o diálogo entre todos os elos da cadeia produtiva e apoiando o desenvolvimento de ações que possam garantir o acesso à alimentação saudável, adequada e em quantidade suficiente. Essa é uma preocupação do governador Geraldo Alckmin”, ressaltou.

O prêmio está em sua 6ª edição e é realizado anualmente desde sua regulamentação pelo Decreto nº 54.203, de 03 de abril de 2009, o Consea/SP é responsável pela coordenação e organização da premiação. A entrega do Prêmio Josué de Castro será realizada no dia 16 de outubro dia Mundial da Alimentação.
Josué de Castro
O prêmio leva o nome de Josué Apolônio de Castro, médico, professor, geógrafo, sociólogo, escritor, político e intelectual.  Josué de Castro estudou e detalhou as causas da fome no Brasil, motivo pelo qual se tornou um importante cientista das questões sociais e nutricionais.

Castro escreveu diversos livros, o mais famoso deles, Geografia da Fome (1946), em que mapeou as causas históricas da desnutrição do povo brasileiro. Foi eleito Presidente do Conselho Executivo da FAO, órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Em 1960, foi eleito Presidente do Comitê Governamental da Campanha Mundial de Luta Contra a Fome, uma iniciativa da FAO.  

Josué de Castro, que morreu em 1973, recebeu o Prêmio Internacional da Paz e foi indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz. Informações retiradas do site: www.josuedecastro.com.br
Inscrições Gratuitas
De 03 de agosto a 16 de setembro de 2015

RegulamentoDisponível no site www.consea.sp.gov.br
ResultadoSerá divulgado no Diário Oficial do Estado e na página www.consea.sp.gov.br/premio no dia 14 de outubro.
Premiação16 de outubro de 2015 – Dia Mundial da Alimentação
Local a definir.
Por Eli dos Santos
Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário