7 de ago. de 2013

Mídias sociais: como usá-las corretamente e destacar sua empresa?

Sebrae-SP orienta pequenos negócios a usarem a internet para promoverem sua marca de forma positiva
 
 
A internet está ao alcance de todos e é uma ferramenta eficiente e barata para divulgar os micro e pequenos negócios. Estar em um ambiente digital, principalmente em páginas de relacionamento como FacebookTwitter e Instagram, pode ser uma poderosa forma das empresas aparecerem, aproximar-se dos clientes e ainda conquistarem novos.


 
As redes sociais influenciam no comportamento da população, encurtam distâncias, conectam pessoas rapidamente e em larga escala e disseminam opiniões de forma amplificada. Mas, para garantir o sucesso da estratégia, o empresário precisa evitar deslizes. O risco está no mau uso que pode prejudicar a imagem da marca. Antes de criar uma página o empreendedor precisa pensar: Quem vai alimentar o conteúdo? Tem gente na equipe qualificada para fazer esse serviço?
 
Bruno Caetano, diretor superintende do Sebrae-SP diz que para um resultado eficiente na web é preciso ter alguém com tato e agilidade para postar conteúdo que desperte a atenção de quem navega pela internet e também precisa ter muito jogo de cintura para responder rapidamente críticas e reclamações. A empresa deve entrar de forma profissional, o contrario irá prejudicar sua imagem.
 
“Essas mídias exigem diálogo e interação com o consumidor. É um espaço onde o cliente se expressa, reclama, elogia, dá sugestões e quer respostas rápidas. Ele não pode sentir que está falando sozinho. Caso isso aconteça, o recurso volta contra o empreendimento que passará a ser alvo de críticas que se espalham na velocidade do mundo virtual. A empresa deve ouvir as demandas e ter agilidade para tomar providências”, orienta Caetano.
 
Sucesso nas redes
 
·         Antes de entrar nas redes sociais, conheça as ferramentas e o público que deseja se comunicar;
·         Trace metas ligadas ao negócio e a essas mídias;
·         Estabeleça a mesma identidade que já utiliza no “mundo off-line”. É preciso ter coerência na comunicação. O estabelecimento é conservador. Ok! Siga essa mesma linguagem na web.
·         O trabalho é contínuo, requer dedicação e atualização constante, tanto da forma quanto do conteúdo;
·         Desperte a atenção do internauta. Ofereça conteúdo sobre o que a sua empresa vende e também sobre o universo que ela pertence, como bem-estar, viagens, gastronomia e vestuário;
·         Destaque os lançamentos;
·         Fale sobre tendências;
·         Proponha enquetes e emita opiniões;
·         Compartilhar vídeos que faça parte do universo do seu freguês.
·         Desperte a vontade das pessoas interagirem. Abra espaço para que postem fotos e marquem o seu estabelecimento, por exemplo. Essa ação será vista pelos amigos do seu cliente e poderá tornar-se viral;
·         Esteja preparado para receber críticas. Esse canal também funciona como SAC.
·         Aceite as críticas. Elas são um excelente termômetro para medir a aceitação do seu produto;
 
 
Erros
 
·         Falar mal da concorrência;
·         Não ouvir o cliente;
·         Deixar o perfil às moscas, sem atualização;
·         Não acompanhar o que as outras empresas estão fazendo;
·         Sair compartilhando, dando RT ou respondendo questionamentos antes de entender a atmosfera da mensagem;
·         Escrever qualquer coisa sem revisão;
·         Bombardear os clientes apenas com informações institucionais e se autopromover o tempo todo;
·         Deixar de observar como sua marca está repercutindo nas redes sociais;
·         Transformar a fanpage do seu negócio em um gigante catálogo digital. É mais interessante uma loja que dá dicas de como se vestir do que aquela que só posta fotos da nova coleção, por exemplo;
·         Comentar sobre política e religião;
·         Ficar preso ao número de seguidores. Ter muita gente fora do público-alvo não vai trazer mais negócios à empresa.
·         Misturar a página da empresa com a pessoal;
·         Transformar o espaço em um bate boca aberto a todos. O aconselhado é sempre levar a reclamação ou discussão para uma conversa fechada por e-mail ou telefone.

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