19 de nov. de 2011

Empresa Júnior recebe prêmio internacional


Delegação da Unesp participou com cerca de trinta trabalhos, produzidos em várias unidades universitárias.



Nos dias 25 a 27 de outubro, em Ciudad del Este, no Paraguai, aconteceu a “XIX Jornadas de Jóvenes Investigadores de la Asociación de Universidades del Grupo Montevideo”, com o tema “Ciencia en el Bicentenario de los pueblos latinoamericanos”. Participaram estudantes de 28 universidades de seis países da América Latina, no Complejo Internacional del Este (CIDE). 


 A delegação da Unesp participou com 30 trabalhos de diversas áreas, desenvolvidos em várias unidades universitárias. Três trabalhos produzidos pela Universidade foram premiados no evento, um deles desenvolvido pela Empresa Júnior – Extensão em Produção Animal Júnior (EPA Jr.) do câmpus de Botucatu.

Intitulado “Dificuldades enfrentadas pelas empresas juniores da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP”, o trabalho recebeu o certificado de mérito pela relevância e importância do assunto tratado. Wellington Gustavo Bendinelli, aluno da Faculdade de Ciências Agronômicas, que ocupa o cargo de Conselheiro Administrativo da EPA Jr., recebeu menção honrosa por ter sido selecionado como melhor apresentação oral no tema: Evolução Institucional, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária.

O estudo que está em andamento, contou com apoio de trinta das cinquenta e quatro empresas juniores (EJ) vinculadas à Unesp atualmente.  O estudo aponta que “o movimento das EJ é de muita importância no cenário brasileiro, não só no âmbito econômico, mas, pela formação diferenciada de seus participantes, em análise de risco, planejamento estratégico, dinâmicas em grupos, gestão empresarial, entre muitos outros”.

O trabalho apontou também um dos grandes gargalos do movimento Empresa Júnior no Brasil, foco da maioria dos problemas apresentados que “está na alta rotatividade de seus membros diretores associadas à falta de planejamento estratégico em curto, médio e longo prazo, fazendo com que estas empresas tornem-se frágeis organizacionalmente, sendo pouco procuradas pelos estudantes e assim tendo dificuldades em se conseguir projetos. De maneira geral as empresas juniores da Unesp tendem a crescer, entretanto num cenário mais competitivo, esta competitividade pode ser diminuída pela falta de planejamento mais eficiente, sendo necessário treinamento e trocas de informações, assim como uma maior preocupação em sua gestão pelos próximos membros da diretoria executiva em longo prazo”.

O projeto está cadastrado junta a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) onde parcerias estratégicas já estão sendo estudadas para uma ampliação do estudo a nível estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário