19 de nov. de 2011

Com ajuda da tecnologia, Hemocentro busca colaboradores no Dia Nacional do Doador


Na busca por mais colaboradores, o Hemocentro de Botucatu, vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB) (autarquia da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo) inova e terá auxílio da tecnologia na divulgação de campanhas e pedidos de doação de sangue e hemoderivados. 


Com apoio da Vivo e da Prefeitura de Botucatu, serão enviadas, periodicamente, mensagens de texto aos assinantes da operadora de telefonia móvel. A frase que constará nos torpedos será:  “Doar sangue é mais fácil do que você imagina. Ajude a salvar vidas. Saiba mais http://www.hemocentro.fmb.unesp.br. Hemocentro de Botucatu”

A proposta é que os ‘torpedos’ sejam enviados sempre em períodos de maior incidência na escassez de sangue, como feriados prolongados, férias escolares, carnaval, inverno, entre outros. Ação pioneira ocorre na próxima segunda-feira, 21 de novembro, durante as celebrações do Dia Nacional do Doador de Sangue. Serão encaminhadas 60 mil mensagens pelas cidades de Botucatu, Anhembi e Pratânia, com lembretes contendo localização e horário de funcionamento do Hemocentro.

“Em vários Hemocentros e unidades de saúde onde foi utilizado esse serviço (o envio de torpedos) houve respostas positivas nesses locais. As pessoas atenderam a esse chamado”, diz Aparecida Donizete Franco, assistente social do Hemocentro de Botucatu.

Segundo ela, outros tipos de iniciativas, como palestras educativas e captação de sangue em empresas, instituições de ensino e nas diversas cidades atendidas pelo Hemocentro de Botucatu devem ser reforçadas em 2012. “Essas ações são ferramentas que podem ajudar na captação de sangue, mas sempre é necessário contar com a colaboração contínua da comunidade”, frisa.

Ainda no dia 21, a relação entre Hemocentro local e comunidade será celebrada com um culto ecumênico. O evento está marcado para a próxima segunda-feira, a partir das 9 horas, nas dependências do Hospital das Clínicas, instalado no campus da Unesp, no Distrito de Rubião Júnior, em Botucatu.

Saiba como colaborar com o Hemocentro
Sangues do tipo O (positivo e negativo) têm sido os mais procurados pelos serviços do hospital por serem considerados ‘universais’. No entanto, todas as tipagens sanguíneas são aceitas pelo Hemocentro. 

O horário de funcionamento do Hemocentro é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 16h30. 

Aos sábados, das 7 às 13 horas. O telefone para mais informações é (14) 3811-6041/ 3811- 6234.
Flávio Fogueral/Jornal da FMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário