Mais de 320 enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem de Botucatu e região participam, de 9 a 13 de maio, da 27ª edição da Semana de Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). O tema, em 2011, centra-se na ética e inovação dentro da referência e contra-referência dentro do serviço público de saúde.
A abertura oficial do evento ocorreu nessa terça-feira, 10 de maio, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, que também sedia as palestras com
especialistas que abordam o papel desse sistema, modelos a serem seguidos e aspectos que cada região adota para sua implantação.A abertura oficial do evento ocorreu nessa terça-feira, 10 de maio, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, que também sedia as palestras com

Os sistemas de referência e contra-referência consistem no modo de organização dos serviços de saúde no país. O SUS (Sistema Único de Saúde) hierarquiza o sistema público em três níveis: baixa (unidades básicas de saúde), média (hospitais secundários e ambulatórios de especialidades) e alta complexidade (hospitais terciários), onde o HCFMB está enquadrado. Tal modelo é adotado para o acesso universal da população ao sistema público de saúde.
Presente à abertura da Semana, o superintendente do HCFMB, prof. Emílio Curcelli ressaltou que esse ainda é um tabu a ser quebrado por profissionais da saúde e também pelo modelo de saúde pública adotado no Brasil. “Esses debates reafirmam o papel do Hospital das Clínicas em formar profissionais qualificados e ser um dos instrumentos difusores de conhecimento. Acredito que hoje o SUS tenha a referência e contra-referência como um tabu que deve ser amplamente debatido”, declarou.
Prof. Curcelli realçou ainda as novas perspectivas de crescimento e estruturação do atendimento que o HCFMB passa nos últimos meses ao se tornar uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “O Hospital das Clínicas é, hoje, modelo no atendimento hospitalar e tem procurado se estruturar para ser uma unidade terciária em saúde”, frisou. Para ele, a qualidade na assistência deve-se em grande parte aos mais de 1.800 servidores que atuam diretamente na unidade.
Já a chefe do Departamento de Enfermagem da FMB, profª Carmen Casquel Monti Juliani- que também foi uma das palestrantes do evento-, a Semana de Enfermagem promovida em Botucatu passa a ter uma importância na formação de tais profissionais. “Tanto enfermeiros, técnicos ou auxiliares (de enfermagem) passam a agregar e serem difusores do conhecimento em temas atuais na saúde. A equipe de enfermagem tem no contexto da saúde pública um papel fundamental no cuidado ao paciente”, opinou.
Supervisora substituta da Divisão Técnica de Enfermagem do HCFMB, Aparecida de Fátima Andrini, convocou os profissionais presentes para uma reflexão da real missão de uma unidade hospitalar. “O atendimento em nível terciário é mais que uma missão, mostra a responsabilidade que vai além do cuidado clínico do paciente. Temos que estar preparados para o momento em que essa pessoa recebe a alta hospitalar, na volta dele aos serviços mais básicos na hierarquização da saúde“, frisou Aparecida.
Na primeira palestra do evento, Cleise Mei de Souza, diretora técnica de Serviço de Saúde do Núcleo de Avaliação e Monitoramento do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS 6), salientou a estruturação da organização da rede de atenção à saúde. Logo após, a professora Carmen Casquel Monti Juliani exibiu todos os aspectos regionais da referência e contra-referência.
O evento prossegue nessa quarta-feira, dia 10, a partir das 14 horas, com palestra da enfermeira Karen Aline Batista Menozzi, supervisora técnica do Serviço de Ambulatório Geral do HCFMB, que abordará os aspectos institucionais da referência e contra-referência. Na sequência está programada uma homenagem aos aposentados da Divisão Técnica de Enfermagem do hospital.
Até o dia 13, ocorrem visitas técnicas monitoradas a diversos pontos do HCFMB como Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica, Hemodiálise e Diálise Peritoneal, Enfermaria de Moléstias Infecciosas, Pronto Socorro, Banco de Leite Humano e Central de Materiais e Esterilização.
A 27ª Semana de Enfermagem do HCFMB tem a organização da Comissão de Eventos e Educação Permanente em Enfermagem e conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) e de empresas patrocinadoras.


Nenhum comentário:
Postar um comentário