Botucatu
(SP)
- A 2ª etapa do circuito Pro-Cuesta de Trekking acontece no
próximo dia 30/5 (domingo), às 9 horas, em Botucatu, com saída do Centro
de Atividades (CAT) do Sesi. A prova também vale pontuação para os
inscritos nos Jogos Industriários e faz parte da comemoração do Dia da
Indústria (25/5). A expectativa é que amantes do enduro a pé de
regularidade vindos de cidades da região, e vários estados, também
participem em peso do evento, a exemplo da 1ª etapa disputada em
Anhumas, com a adesão de pessoas de várias partes do Estado de São
Paulo, do País e um competidor do México. Nesta edição, a Cidade devem
receber trekkers de Curitiba, Jaú, Avaré, Barra Bonita, Jaú, Bauru,
dentre outras.
O que vale nesse tipo de prova é a regulariade. A equipe precisa seguir um trajeto indicado em planilhas e se nortear por GPS, que será fornecido pela organização. Toda a apuração será realizada com esse recurso. Os participantes contam com curso de navegação para utilizar o equipamento no 1º chek-in marcado para sábado, 29, às 20 horas, na Unifac, com 40 minutos de duração.
O percurso será de aproximadamente 11 km percorrendo trilhas nas proximidades do Loteamento Altos da Serra. O local, apesar de ficar dentro da Cidade, apresenta importantes recursos naturais para o esporte de aventura e de incentivo ao ecoturismo. "A prova é de nível médio e esforço físico baixo. É o 4º ano que realizamos a prova nesse local. As pessoas já podem se inscrever", informa o organizador, Fernando Arena.
O Sesi servirá café da manhã a todos os competidores antes da prova. Os portões serão abertos a partir das 8h. É indicado o comparecimento antes do horário marcado. Os participantes receberão camiseta.
A novidade deste ano foi a implantação do GPS que acirrou ainda mais competição. Estratégias de equipes experientes precisaram ser revistas, pois, na categoria trekkers (iniciantes), por exemplo, as equipes que chegaram na segunda a terceira colocação eram formadas por novatos no enduro a pé. "O que vale realmente é a regularidade. A implantação de GPS no lugar dos chips deu certo, fomos os primeiros nesse item e iremos continuar com essa novidade", cita Arena.
As equipes geralmente são formadas por pessoas que não têm
tempo de praticar algum esporte durante a semana. Outros participaram
acompanhados de personal treinner, usando o circuito como um teste
físico.
A prova é indicada a
quem gosta de caminhar e deve ter um mínimo de condicionamento físico. O
trekking é uma iniciação ao esporte de aventura. Também é uma
confraternização de amigos, muito indicada em empresas para trabalho em
equipe e demais interessados. A faixa de idade dos participantes é
bastante variada, incluindo adolescentes e até quem tem 40 e 50 anos.
O evento tem patrocínio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Subsecretaria de Turismo; Revista Botucatu Especial; Estamparia Poko Loko; Marcenaria Arena; Brother Hood Uniformes Esportivos, Vida Ativa Espaço Personal e Sesi.
Onde se inscrever:
Site: www.procuesta.com.br
Telefone: (14) 9797-3917.
Próxima prova gera expectativa na região
Cássio Murilo, 42 anos, mora em Bauru e é um dos amantes desse tipo de esporte de aventura a pé. "Quem gosta de atividade física e natureza tem que participar", afirma o bancário que tem estimulado amigos e a namorada a fazer parte de sua equipe "Pé na Cuesta".
Ele conta que nunca venceu a prova e por isso quer chegar no lugar mais alto do pódio. "Começamos a competir com duas equipes formadas por amigos e a disputa não era com os outros, mas só entre nós. Depois, eles deixaram a categoria de iniciantes e foram para os graduados. Eu continuo incentivando amigos e minha namorada a participar", comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário