A Secretaria Municipal de Educação assinou no final do mês de fevereiro
o convênio com uma equipe de equitação básica e equoterapia. O projeto
é direcionado para alunos de 1º a 4º série que possuem dificuldades de
aprendizagem,hiperatividade, déficit de atenção, dislexia e com
problemas de comportamento como conduta de agressividade e dificuldade
de socialização.
Quatro escolas da rede Municipal do ensino fundamental vão participar com 40 crianças e uma de educação especial com 10 estudantes.
Os diretores e coordenadores das escolas já selecionaram os alunos, que irão duas vez por semana ao Rancho São Francisco para a prática. Além da equitação será desenvolvido outras atividades visando a responsabilidade e disciplina.
A equoterapia será trabalhada por uma equipe formada por dois fisioterapeutas, duas instrutoras, uma psicopedagoga e dois auxiliares.
Segundo instrutora de equitação, Maria Gabriela Araújo, equitação pode ajudar as crianças com exercícios para equilíbrio,coordenação, postura e concentração.
Na próxima sexta-feira [5], no Rancho São Francisco será realizada uma solenidade para apresentação do projeto ao poder público e as aulas estão previstas para começarem na terça-feira [9].
PARCEIROS - o projeto conta com o doação de do transporte realizado por um micro ônibus da empresa Auto ônibus Botucatu e lanches da Padaria Seranto.
Serviço: Apresentação do projeto Equoterapia
Dia: 5 de março, às 16 horas
Local: Rancho São Francisco – Rodovia Gastão Dal Farra – KM 4.5 (Da Assessoria da Prefeitura).
O que é equoterapia?
É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.
Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.
Objetivos
A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais:
a] deficiências físicas ou mentais causadas por:
-lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular;
-patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos;
-disfunções sensório-motoras.
b] necessidades especiais causadas por:
-necessidades educativas especiais;
-distúrbios:
-evolutivos;
-comportamentais;
-de aprendizagem.
Fonte: Associação Nacional de Equoterapia
imagem ilustativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário