O Festival Botucanto começa nesta quarta-feira, no Teatro Municipal de Botucatu, com o Cantos da Cuesta, etapa classificatória regional do Festival.
Serão apresentadas 15 canções selecionadas entre as inscritas por compositores nascidos ou residentes nos municípios do Pólo Cuesta. O júri escolherá quatro canções para representar a região na etapa nacional do Botucanto e uma delas receberá o prêmio de “melhor da Cuesta”.
Também haverá um show do cantor Alê Moreira, que recebe o “Prêmio Botucanto Prata da Casa” pela vitória da música “Rio”, de Cláudio Fanelli na edição do ano passado. A apresentação de Walter Franco encerra a noite que tem entrada framca.
Walter Franco
Um dos mais criativos, vanguardistas e experimentais compositores brasileiros surgidos da década de 70, Walter Franco tem músicas gravadas por artistas como Chico Buarque e Leila Pinheiro.
Contestador, provocou polêmica em vários festivais com canções como “Cabeça” no Festival Internacional da Canção da TV Globo, em 1972, e com “Canalha”, no Festival da Tupi em 1979.
Seu primeiro disco, “Ou Não”, foi gravado em 1972. Depois veio “Revolver”, de 1975, considerado pela crítica especializada um dos melhores discos de MPB da história. “Respire Fundo”, lançado em 1979, tem a participação de artistas como Zé Ramalho, Elba Ramalho, João Donato, Sivuca, o grupo O Terço, além de Arnaldo e Sérgio Dias Baptista, do grupo Mutantes.
Entre seus maiores sucessos estão “Me Deixe Mudo”, “Vela Aberta”, “Serra do Luar” e “Coração Tranquilo”, famosa pelo refrão “Tudo é uma questão de manter/A mente quieta/ A espinha ereta/ E o coração tranqüilo”.
Shows
Além de Walter Franco, o Festival Botucanto vai apresentar outros grandes shows, com o melhor da música brasileira. No dia 5, na noite dedicada à música instrumental, realizada no Teatro Municipal, apresenta-se o Edu Ribeiro Quarteto, integrado por instrumentistas de renome internacional como o acordeonista Toninho Ferragutti e o violonista Chico Pinheiro.
A primeira eliminatória nacional do Festival Botucanto acontece na sexta-feira, dia 06, no Espaço Cultural, com show de Sá e Guarabyra. No sábado, dia 07, após a segunda eliminatória é a vez do multinstrumentista, ator, cantor e dançarino Antonio Nóbrega fazer o show de encerramento.
Na finalíssima do Festival, domingo, dia 08, é a vez de Zeca Baleiro fazer o show de encerramento. Todas as etapas do Botucanto têm entrada franca. O evento é uma realização conjunta da Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal de Botucatu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário