26 de dez. de 2008

Coleta seletiva ganha reforço de caminhões

A Cooperativa de Agentes Ambientais ganhará quatro caminhões novos para o trabalho de coleta de materiais recicláveis. Os veículos serão apresentados para a população na próxima segunda-feira, dia 29, às 16 horas, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.

Desde 2000 o governo municipal de Botucatu desenvolve projeto de coleta seletiva apoiando a Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu. Os agentes são responsáveis pela coleta, triagem, empacotamento e venda de materiais recicláveis separados pelos moradores. Estes materiais são comercializados com empresas e indústrias que utilizam materiais recicláveis como matéria-prima para a confecção de diversos produtos.

Além da Prefeitura, a Cooperativa trabalha hoje com o apoio de outras duas importantes instituições: Cáritas Arquidiocesana de Botucatu e Instituto Floravida. “Este grupo, juntos, idealiza a implantação da coleta seletiva para todo o município de Botucatu, já que agora, a cidade adquiriu equipamentos para atender a este importante serviço para a comunidade e para o meio ambiente”, afirma o coordenador da Cooperativa de Agentes Ambientais, Paulo Malagutte.

Entre os equipamentos estão caminhões, prensas, esteiras, responsáveis por auxiliar o trabalho dos agentes ambientais desde a coleta do material reciclável na casa dos cidadãos botucatuenses até a entrega deste material para aqueles que o transformarão em matéria-prima.

“Com isso, é fundamental que a população de nossa cidade tenha consciência sobre a coleta seletiva e participe, separando em suas casas o material reciclável daquele lixo que não pode ser aproveitado, como por exemplo, papel higiênico e restos de comida, e respeitando o dia da coleta seletiva em seus bairros, ou seja, apenas colocando o material reciclável na rua no dia em que a coleta seletiva passar”, explica Malagutte.

Os materiais de educação ambiental produzidos por esta iniciativa estão disponíveis no site da Prefeitura e no site da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu através dos links: www.botucatu.sp.gov.br/coletaseletiva ou www.fca.unesp.br/extensao/projetos/coleta/ e também nos impressos, distribuídos em pontos da cidade.

“A coleta seletiva trás benefícios ao meio ambiente, a nossa cidade e a aqueles que vivem desta importante atividade econômica, através da geração de renda e emprego”, finaliza o coordenador.