26 de dez. de 2008

"Achegas" conta a história de Botucatu

O CEMEP - Centro Municipal de Educação Permanente recebeu na tarde da última segunda-feira, dia 22 de dezembro, o lançamento da quarta edição do livro “Achegas para a História de Botucatu”, do escritor botucatuense Hernâni Donato e organização de João Carlos Figueiroa.

O evento contou com a presença de escritores botucatuenses, entidades representativas da cultura de nossa cidade, professores e diretores escolares, secretários municipais e admiradores do escritor.

Também estiveram presentes, o prefeito de Botucatu, Antonio Mário Ielo, a filha do escritor, Maria Flávia Donato Bertini, que representou o pai, escritor Hernâni Donato, que esteve impossibilitado de estar presente por motivos de saúde, secretário de Educação Gilberto de Azevedo Borges, o vereador Lelo Pagani, o historiador João Carlos Figueiroa e o presidente da Academia Botucatuense de Letras, Newton Colenci.

Amor pelo livro
Maria Flávia relatou o carinho e a relação que o pai tem com a obra “Achegas”. “A sua bibliografia, isto é, livros que assinou como autor é mais de sessenta. Vários com repetidas edições, alguns em outros idiomas. Mas ‘Achegas para a História de Botucatu’ é o seu livro do coração. Desde a infância, lembro-me quase não ter havido semana em que não tenha pesquisado, anotado e acrescentado algo. E continua a fazê-lo, ainda agora”, destacou.

O prefeito Antonio Mário Ielo, emocionado com o lançamento, mais uma vez destacou a importância que essa publicação tem para os estudantes e pesquisadores da história de Botucatu. “O Achegas para a História de Botucatu é o meu livro de cabeceira. Esta é uma das principais publicações de nossa cidade. Toda a história de Botucatu está contida nestas páginas. É o livro que deverá acompanhar os estudantes, pesquisadores e os nossos professores”, finalizou.

Apoiadores
No final o secretário de Educação fez a entrega de um exemplar às pessoas que colaboraram com a publicação e às bibliotecas, entidades, professores e diretores de escolas.

Sobre o autor
Hernâni Donato nasceu em Botucatu no dia 12 de outubro de 1922. É escritor, historiador, jornalista, professor, tradutor e roteirista brasileiro. Ocupa a cadeira nº 1 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e, desde 1972, a cadeira nº 20 da Academia Paulista de Letras.

Aos 11 anos, escreveu [a quatro mãos com Francisco Marins] o romance infantil O Tesouro, publicada em capítulos no suplemento literário de um jornal dos Diários Associados. Em São Paulo, estudou dramaturgia [na Escola de Arte Dramática] e sociologia, curso que abandonou para se aventurar em uma expedição que desbravaria uma antiga trilha indígena até o Paraguai [chamada Peabiru].

Onde encontrar
A partir desta quarta-feira, dia 23 de dezembro, o livro “Achegas para a História de Botucatu” estará à venda na loja Catavento, que fica na Avenida Dom Lúcio, 424, ao preço de R$ 120,00. São dois volumes, com capa dura.