18 de mai. de 2008

Itália homenageia Dom Antonio

O cônsul geral da Itália em São Paulo, Marco Marsilli, esteve sexta-feira em Botucatu. Na oportunidade, foi homenageado o arcebispo emérito de Botucatu, dom Antonio Maria Mucciollo. A honraria é a mais importante daquele País, segundo informou o próprio visitante.

"Vim para homenagear um grande filho dessa cidade. É uma pessoa que sempre fez muito pelo relacionamento entre Botucatu-Itália e que foi homenageado pelo presidente da república italiana por essa importante condecoração, que é a Comenda da Estrela da Solidariedade - a mais importante condecoração da sociedade italiana", disse ao Diário durante visita ao gabinete do prefeito Mário Ielo, quando Marsilli recebeu o título de hóspede oficial no Município.

Ele ainda disse que é com muito prazer que esteve em Botucatu em se tratando de uma homenagem a Dom Antonio. "Ele é uma figura muito representativa no ítalo-brasileiro, que contribuiu sempre pelo melhor entrosamento entre os povos", defendeu. "Dom Antonio colaborou muito através da Rede Vida de Televisão, nas eleições políticas de 2006 e 2008, para que os eleitores italianos votassem dentro dos prazos legais", justificou.

Novos projetos são estudados entre a Prefeitura e o consulado para a troca de informações e culturas entre Botucatu e Itália. "Temos uma identidade muito grande com a Itália. Queremos trocar [experiências] da cultura caipira com a Italiana. Temos muitas pesquisas na Unesp. É trocar não só as experiências tecnológicas como as culturais", enfatiza o prefeito Mário Ielo.

Ielo diz que é seu objetivo desde que assumiu a administração, de estreitar o relacionamento com a Itália. "É um dos maiores países do mundo", cita. "Temos hoje o ensino italiano na rede municipal. Isso faz com que os alunos se voltem à tradição de seus pais e avós e tenham uma terceira língua num mercado cada vez mais globalizado", explica ele.

Estiveram reunidos com o cônsul italiano o seu amigo, César Peduti, além de Moacir Fernandes (Ciesp), Domingos Scarpelini (Centro Brasil-Itália), Silvio Bicudo (Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu), Joel Spadaro (Faculdade de Medicina da Unesp) e Rose Ielo (Fundo Social). Todos acompanharam o cônsul em uma visita à Embraer. À noite, foi realizada homenagem a Dom Antonio, no Centro Brasil-Itália. (Foto: Davidj Devide)