Botucatu também sentiu o terremoto que ocorreu a cerca de 215 km de São Vicente, no litoral sul de São Paulo e atingiu 5,2 graus na escala Richter (que vai de 0 a 10). O tremor ocorreu a aproximadamente 10 km de profundidade por volta das 21 horas de terça-feira.
pesar do epiceno do terreno estar longe de Botucatu, moradores contam que perceberam um tremor de 10 segundos, principalmente em sobrados. "Estava em casa e senti como o chão estivesse vibrando. Olhei e minha cristaleira estava mexendo", disse o empresário Júlio César Lopes, que reside em um sobrado no Jardim Tropical. Ele diz que sua filha estava no computador e também sentiu o tremor. "Só não imaginava que fosse um terremoto; pensei que estivesse com labirintite", afirma.
O Corpo de Bombeiros recebeu vários chamados, mas somente após a matéria ser veiculada no Jornal Nacional da Rede Globo, segundo o tenente Cláudio Augusto A. da Silva. "Ligaram para pedir informações porque teriam sentido o mesmo tremor", disse ele, afirmando que não foi registrado dano ou vítimas.
O professor de Climatologia da Unesp, Dinival Martins, diz que o abalo ocorrido no litoral é considerável, mas com a distância perde força. "É como jogar uma pedra na água. A onda é maior onde a pedra caiu, mas com a distância vai perdendo a força", explica.
Botucatu não tem equipamento para medir esse tipo de abalo. Cerca de 20 mil moradores de bairros da zona leste da de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, ficaram sem água.