
O Circuito Pró-Cuesta de Trekking deve reunir no próximo domingo cerca de 150 aventureiros que vão explorar as paisagens do Bairro Santo Antonio de Sorocaba, localizado a 15 quilômetros do centro de Botucatu. A largada da prova será a partir das 9 horas da manhã, na venda do "senhor Moisés".
De acordo com o organizador, Fernando Arena, a prova será de exigência física baixa, pois o local é plano, porém com alto índice técnico; sobretudo para a classe Graduados. "Terão trechos de rio, matas fechadas e muitas pegadinhas técnicas", explicou.
O Esporte - O trekking alia contemplação à natureza com atividade física e mental, o esporte consiste em um enduro de regularidade feito a pé, em ambientes rurais, com orientação por bússola e planilhas. Os participantes exercem as funções de 'contador de passos'; 'navegador'; e 'calculista', o resultado depende do trabalho em sintonia de toda equipe, o que exercita o espírito de grupo, planejamento, liderança, organização. As equipes podem ter de três a seis participantes.
A navegação é feita a partir da planilha fornecida pela organização que contém os metros a serem percorridos; distância total até o fim de cada trecho; sinais de pista; coordenadas azimutais que devem ser encontradas, e a velocidade-média a ser empregada. As equipes usam essas informações para encontrar os Postos de Controle, onde registram os dados eletronicamente. Por ser um esporte de regularidade, vence o time que perder menos pontos durante a prova. A cada segundo de atraso perde-se um ponto e a cada adiantado dois pontos.
Categoria Indústria - O Circuito Pró-Cuesta de Trekking é o primeiro no Brasil a criar uma categoria exclusiva para equipes de empresas e indústrias. "Temos equipes da Embraer, LTM, SESI, Duratex, entre outras empresas. O trekking exercita a liderança, o trabalho em equipe, planejamento, e não deixa de ser um lazer para companheiros de trabalho", explicou Arena.
Segundo a coordenadora esportiva da ADC da Embraer, Delma Ribeiro Zanella, os participantes das equipes melhoraram o rendimento profissional. "Eles estão mais entrosados, se comunicam melhor, é uma atividade que rende frutos dentro da empresa", disse.
Além da categoria Indústria, o Circuito é disputado nas categorias Graduados e Trekkers. Para quem quer aprender antes de encarar a competição oficial, o Pró-Cuesta oferece a categoria Turismo.
Curso grátis: todos os sábados que antecedem as etapas é oferecido um curso de Navegação, onde os iniciantes e interessados aprendem a trabalhar com a planilha, contar passos, e a manipular bússola. Ele é ministrado pelos montadores de prova e organizadores, e acontece após o check-in, que é a confirmação de inscrição e o recebimento das planilhas e camisetas.
Esporte para pessoas comuns - Mesmo as provas tendo em média entre oito e dez quilômetros, em terrenos variados, o circuito Pró-Cuesta de Trekking não é considerado de esforço excessivo. Arena comenta que o objetivo é conseguir cada vez mais adeptos, que encontrarão nesse esporte uma prática de exercícios físicos ao ar livre, relaxamento, espírito de equipe, liderança e diversão.
"Com o tempo conseguimos planejar nossas provas para que os praticantes voltem para casa relaxados e não cansados. A maioria não é atleta; são empresários, profissionais liberais, donas de casa e estudantes", comenta o organizador.

Ação Social – cada participante que se inscrever no circuito Pró-Cuesta de Trekking deve doar (sob pena de perda de pontos) um quilo de alimento, que será distribuído entre as entidades assistenciais de Botucatu. Os moradores rurais que cedem os locais para a realização das provas receberem do Pró-Cuesta capacitação para recepção de visitantes e ecoturistas e se encarregam da lanchonete.
Ação Ambiental – o Pró-Cuesta só utiliza papel reciclado em seus materiais gráficos e a partir deste ano se dedicará ainda mais no gerenciamento ambiental, com a coleta seletiva do lixo e o plantio de mudas para a neutralização do carbono gerado pelos veículos utilizados nas etapas.
As provas acontecerão nos seguintes dias: maio (4); junho (1); julho (13); agosto (3); setembro (21); outubro (19); novembro (9).
O Circuito Pró-Cuesta tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Botucatu, SESI, Unimed Botucatu, Casa dos Materiais, Vidativa, Unifac, Vida Ativa – Espaço Personal, Marcenaria Arena, Brotherhood, Pokoloko, Plugados Informática, By D Acessórios, Foco Jornalismo e Revista Botucatu Special.
Serviço: Etapa do Circuito Pró-Cuesta de Trekking
Data: 04/5/2008 – às 9horas
Local: Bairro Santo Antonio de Sorocaba – Botucatu-SP.
Mais informações e inscrições: www.procuesta.com.br
Ou pelo telefone: (14) 9708-2303 – Fernando Arena
Como chegar: Siga pela Rodovia Marechal Rondon - sentido Conchas - após a descida da serra de Botucatu ande mais 2 quilômetros e entre à direita.