O quinto Campeonato Paulista Feminino de Futebol terá seu início neste final de semana. Composto por 18 equipes divididas em dois grupos de nove cada, a competição terá início no dia 12 de abril e término em 29 de novembro. Na primeira fase, os clubes jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se os quatro melhores de cada chave. Na fase seguinte, serão formados dois grupos de quatro times cada e se classificam os dois com maior pontuação. A partir daí, começam as semifinais, em dois jogos, até a grande decisão do campeão.
No ano de 2007, o Santos conseguiu levantar o troféu de campeão. Na primeira fase foram sete vitórias e um empate em oito partidas, garantindo o primeiro lugar do Grupo 04. Na fase seguinte, no Grupo 06, a equipe da Baixada Santista venceu quatro, empatou uma e perdeu outra, mas mesmo assim terminou na primeira colocação. Nas semifinais, enfrentou a Prefeitura de São Bernardo do Campo e venceu os dois jogos, assim como na grande final, quando derrotou o Jaguariúna em duas oportunidades.
Uma das equipes mais fortes do Campeonato Paulista Feminino deste ano, o Juventus, através de sua treinadora, Magali Fernandes, expressa a ansiedade para o início da competição. “Toda estréia, seja em que competição for, causa ansiedade e nervosismo natural nas atletas. Entretanto, sei que elas estão com vontade e darão o máximo para estrearmos bem”.
Treinando desde o dia 20 de janeiro, Magali acredita que o grande tempo de preparação pode ser um diferencial para a equipe da Mooca. “Estamos treinando forte desde o dia 20 de janeiro e isso dá maior entrosamento para as meninas. São jogadoras do Sub 18 e que vão jogar essa competição pela primeira vez”.
Enquanto algumas equipes se preparam para o Campeonato Feminino com reforços da Seleção Brasileira, o Rio Branco aposta na juventude para garantir resultados convincentes na competição. Trabalhando com uma faixa etária de 17 anos, o técnico Gilson Alves Nogueira acredita que dentro de campo a qualidade técnica prevalece sobre a experiência. “É claro que elas sentem a pressão de jogar com os ídolos, mas nos preparamos bem física e taticamente. Futebol é muito equivalente, não tem jeito”.
Ciente das dificuldades que encontrará, Nogueira acredita que a prioridade do Rio Branco é a revelação de novos talentos. “Temos duas categorias. A principal, com 26 jogadoras, está pronta para estrear no estadual, já a outra, de nove a 13 anos de idade, treina para os futuros projetos”.
Último campeão da competição, o Santos entra mais uma vez como um dos favoritos à conquista do título. Segundo o diretor de futebol do clube, Carlos Augusto Assumpção, o investimento que o clube praiano fez pode ser um diferencial. “O presidente do clube, Marcelo Teixeira, nos deu apoio total, desde o começo. Esse aval nos impulsionou. Os investimentos no feminino vêm dando resultado e a tendência agora é só melhorar”.
“Santos, Corinthians, Botucatu e Juventus largam na frente"
O São José sabe da superioridade teórica dos adversário, mas segundo Marco Antônio Oliveira, coordenador técnico da categoria, a equipe quer surpreender os favoritos. “Santos, Corinthians, Botucatu e Juventus largam na frente, mas queremos atrapalhar esses favoritos. Montamos um time com atletas da cidade e que tem bastante qualidade”.
Segundo o coordenador técnico, existe um projeto na cidade que ajudará o time feminino no Estadual. “Aqui existe o Projeto Atleta Cidadão, que seleciona garotas para o Sub 13, Sub 15 e Sub 17. São meninas que se destacam e que nós vemos que têm chances de evoluir no futebol”.
Confira todas as partidas deste final de semana. Essa será a primeira rodada do Campeonato Paulista Feminino de 2008, que já acumula cinco edições.
12 de abril
10h30 Ferroviária x Rio Branco, no Estádio Fonte Luminosa.
15h Prefeitura de Franca x Jaguariúna, no Estádio Dr. José Lancha Filho.
15h A.C.E.Kurdana - Cotia x Corinthians, no Estádio Dr. Euclides de Almeida.
15h Juventus x Sorocabana, no Estádio Conde Rodolfo Crespi.
15h Santos x Nacional, no CT Rei Pelé.
13 de abril
15h São José x São Bernardo, no Estádio Martins Pereira.
15h Botucatu x Palmeiras/CEUNSP, no Estádio Dr. Acrísio Paes Cruz.
16h Saad x Lorena, no Estádio Leonardo Barbieri