22 de mar. de 2008

Som alto: Ielo é contra proibir estacionamento no Largo da Catedral

O prefeito Mário Ielo comentou sobre a força-tarefa montada a partir de audiência pública na Câmara Municipal, na semana passada, na qual se discutiu o problema de perturbação de sossego na cidade, principalmente no Largo da Catedral Metropolitana.

Ielo diz não ser necessária uma nova nomenclatura (força-tarefa) para resolver o problema de barulho,alegando que já existe um trabalho junto à Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Planejamento analisando os pedidos de alvarás e fiscalizando bares. "Estamos fazendo esse trabalho. O comandante da Guarda Civil Municipal me passa todas as informações sobre o assunto", comenta.

Ele afirma que o problema de barulho em altas horas da noite não é centralizado. "O que for viável ser executado para melhorar vamos estar fazendo, sem novas nomenclaturas. Perturbação de sossego existe em toda a cidade. Estamos atuando de forma equilibrada com todas as partes, comenta. "Proibir o estacionamento no Largo não sou favorável. O cidadão tem direito de estacionar", salienta.

Jovens têm direito de usar a avenida como um ponto de paquera, segundo Ielo, como também ocorreu com a Rua Amando de Barros. "Discordo completamente de proibir paradas no local. Tem que ser respeitado o direito de ir e vir. Não tem que existir guetos", enfatiza.

Ielo afirma que o limite para o som alto já é até às 22 horas como previsto em lei. Alerta ainda que a legislação local, apesar de não ser inteira regulamentada, já vale em vários aspectos. "Estamos a colocando em prática. É uma lei complexa".

Bar precisa ter limite - "Sou a favor que bares tenham um limite. Mas é preciso analisar caso a caso. A GCM avalia o horário que deve funcionar esse tipo de estacionamento. Tem que ter um limite de funcionamento sim", disse.

Ielo nega que inexistem eventos para a classe mais pobre da cidade, citando eventos realizados pela Prefeitura, como Botucanto, shows no aniversário da cidade, além de outras atrações que o Município proporciona, como o show da cantora Ivete Sangalo, dia 29. Ainda lembra as atividades do Esporte Comunitário, Lazer Itinerante nos bairros, campeonatos de futebol e investimentos em pistas de skate pela cidade. "A área de lazer sempre vai necessitar de mais investimentos", coloca.

Força-tarefa
- Uma audiência na Câmara Municipal realizada na semana passada levou autoridades e vereadores discutirem o som alto na cidade. A Polícia Militar e a GCM têm feito operações no Largo da Catedral ostensivamente. Na audiência a Polícia avisou que não tem como manter policiamento todo final de semana na praça e que necessita de uma providência das autoridades. (Foto: site Polo Cuesta).