8 de mar. de 2018

Vereadores sugerem “lista de espera” pública para vagas em creches

Mais transparência. É isso que os vereadores Rose Ielo e Carlos Trigo (PDT) querem em relação à lista de espera das creches municipais. Em requerimento aprovado na sessão de 26/02, os vereadores argumentam que o número de vagas disponíveis nas creches é menor que a demanda existente e que uma lista pública permitirá que, de maneira simples e fácil, todos possam acompanhar de forma imediata qualquer movimentação na creche de seu interesse.
“Temos informação de que algumas crianças permanecem por até um ano na ‘lista de espera’, e, enquanto aguardam serem chamadas, as mães não podem trabalhar fora. A lista já existe. O que estamos pedindo é que seja tornada pública”, explica a vereadora Rose Ielo.
A sugestão é que cada creche municipal divulgue uma relação com o nome da criança que precisa da vaga (ou de seu responsável) e sua respectiva posição na lista de espera. Para mais transparência, os vereadores sugerem que a lista seja disponibilizada on-line nas páginas principais do site da Prefeitura e do site Educatu.
O requerimento foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e encaminhado ao secretário municipal de Educação, Valdir Gonzalez Paixão.

Sargento Laudo solicita construção de novo lote de casas do programa “Vila Dignidade”  
Com base nos resultados positivos das 16 moradias em funcionamento no município desde 2015, o vereador Sargento Laudo (PP) encaminhou requerimento ao prefeito Mário Pardini solicitando que ele viabilize a construção de um novo lote de moradias pelo programa “Vila Dignidade”.
O programa, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, é voltado à construção de moradias, em pequenas vilas, destinadas ao atendimento de idosos, principalmente aqueles em estado de vulnerabilidade social. As casas são projetadas de acordo com rigorosos parâmetros de acessibilidade e contam com itens de segurança como barras de apoio, sanitários em altura adequada, portas e corredores mais largos e pisos antiderrapantes, podendo ser utilizadas por qualquer indivíduo, inclusive com dificuldade de locomoção.
“Temos em nossa cidade um grande número de idosos com baixa renda que se enquadra nos critérios do Programa. Esperamos que o prefeito celebre um novo convênio com o governo do estado de forma a conquistar novas moradias para nossos munícipes”, defende o vereador.

Alessandra Lucchesi propõe atualização nos salários dos estagiários da Prefeitura
Os estagiários da Prefeitura de Botucatu ganharam um apoio importante esta semana: em requerimento aprovado por unanimidade na sessão de 26/02, a  vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB) solicita que o prefeito Mário Pardini e o secretário de Governo, Fábio Leite, estudem a possibilidade de renegociar e atualizar os valores contratuais repassados aos estagiários da Prefeitura.
“O estágio é um período de prática profissional valoroso tanto para os estudantes como para a Prefeitura. Estou pedindo para que se faça um estudo para tentarmos ao menos atualizar os valores repassados, que há mais de quatro anos não têm nenhum tipo de ajuste. Desta forma garantiremos a continuidade do convênio e demonstraremos o reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido por nossos estagiários”, defende a primeira secretária da Câmara.
Outros argumentos apresentados pela vereadora são a burocracia para a contratação de estagiários, a dificuldade enfrentada para que este permaneça desenvolvendo sua atividade, os aumentos significativos nas mensalidades escolares (sobretudo nos últimos dois anos) e a obrigatoriedade de realização de estágio para a conclusão de diversos cursos.
Em Botucatu, o estágio é desenvolvido por estudantes do ensino médio e superior em empresas ou instituições e tem a finalidade de complementar a aprendizagem dos conteúdos obtidos em sala de aula pela vivência no ambiente de trabalho.

Cula pede recapeamento em rua do Jardim Botucatu
Preocupado com a segurança e a tendendo à solicitação de munícipes, o vereador Cula (PSC) apresentou solicitação para que o secretário municipal de Infraestrutura, André Luiz Peres, faça o recapeamento asfáltico da Rua Silvio Trevisani, localizada no Jardim Botucatu, Distrito de Rubião Júnior.
Segundo os moradores, a via está esburacada e necessitando de manutenção. “É uma situação que precisa ser resolvida o quanto antes, porque além de poder ocasionar acidentes com pedestres e motoristas, o mau estado da rua também tem causado danos aos veículos que trafegam por ali diariamente”, comenta o vereador.
O requerimento foi aprovado por unanimidade na sessão de 26/02.

Abelardo solicita retirada de escada construída em calçada no centro
Uma calçada na principal rua da cidade, na qual foi construída até uma escada,  é o alvo do requerimento 96/2018, do vereador Abelardo [PMDB].
O problema está acontecendo na Rua Amando de Barros, próximo ao número 1939. Segundo o vereador, a calçada está completamente fora dos padrões e os moradores construíram até uma escada.
“Estamos falando de uma região central da cidade, onde muitos pedestres transitam todos os dias. Inclusive uma senhora se acidentou no local e fraturou a clavícula!”, relata o vereador.
A solicitação, aprovada por unanimidade na sessão de 26/02, é que o secretário municipal de Infraestrutura, André Luiz Peres, notifique o proprietário do imóvel para que ele faça a retirada da escada ali existente e a adequação da calçada.

Paulo Renato e Izaias Colino lutam por mais viaturas para a Guarda
Empenhados em colaborar para que Botucatu continue mantendo o título de um dos municípios mais seguros do estado de São Paulo, os vereadores Paulo Renato (PSC) e Izaias Colino (PSDB) assinam juntos matéria pleiteando recursos para três novas viaturas para a Guarda Municipal (GCM).
“Nossa cidade tem uma classificação muito boa nos índices de combate à criminalidade e esse mérito só é possível tendo em vista a ampla participação da Guarda nas ações de segurança do município. Para continuar desempenhando esse trabalho de excelência precisamos, com urgência, de novas viaturas para ampliar o patrulhamento em regiões mais necessitadas”, argumenta Paulo Renato.
O requerimento, aprovado por unanimidade na sessão de 26/02, é dirigido ao deputado estadual Fernando Cury e pede que, mediante emendas parlamentares, ele destine ao município recursos para a aquisição das novas viaturas.

Zé Fernandes retoma solicitação para nova creche na Vila Aparecida
O vereador Zé Fernandes (PSDB) quer saber como andam os estudos para a possível construção de uma nova creche municipal na Vila Aparecida. A solicitação não vem de hoje e pretende atender à demanda reprimida da região, já que, segundo ele, muitos pais que residem nas proximidades não conseguem vaga para seus filhos na creche do bairro.
“Em outubro de 2017 eu solicitei uma nova creche ali na Vila Aparecida. Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação informou que tinha visitado o local e verificado que existiam duas possíveis áreas para a construção da creche, mas que a escolha do local mais adequado competia aos engenheiros responsáveis pelas obras da Secretaria”, explica o vereador.
As áreas apontadas então foram um terreno na Rua dos Costas e uma área contígua à EMEF João Maria. “Como não houve mais informações sobre a escolha da área eu apresentei esse requerimento, para saber qual o andamento do processo agora”, completa.
O requerimento foi encaminhado ao secretário municipal de Educação, Valdir Paixão, ao presidente da Fundação de Desenvolvimento da Educação, João Cury Neto, e ao deputado estadual Fernando Cury.

Carlos Trigo sugere terminal de ônibus ‘top’ em Botucatu
O vereador Carlos Trigo continua preocupado em apresentar propostas para melhorar a vida do usuário de transporte coletivo em Botucatu. Na sessão de 26/02 ele apresentou uma ideia ousada: que o prefeito Mário Pardini estude a possibilidade de construir, na região central da cidade, um terminal de ônibus para uso exclusivo do transporte coletivo municipal.
A sugestão é que a área do Centro Comercial Popular "Ângelo Garrido Fernandez" (Camelódromo) seja adequada para servir a este propósito, tornando-se um terminal amplo, com ambiente climatizado, dotado de cobertura, assentos, wi-fi gratuito, lixeiras e tomadas disponíveis para serem utilizadas pelos usuários.
Além do conforto, no entanto, a sugestão tem uma causa maior: “Temos que lutar para melhorar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido em nossa cidade. Hoje sofremos com os constantes atrasos em várias linhas, decorrentes de quebra de ônibus, congestionamentos e itinerários muito extensos”, argumenta. Segundo ele, dependendo da linha, quando isso acontece o motorista não consegue “compensar” o atraso em razão do tempo escasso, e tem que continuar o trajeto passando atrasado em todos os pontos ou “pular volta para tentar readequar o horário”.
Para o vereador, a construção do terminal numa região central da cidade proporciona pode ajudar em muito, pois simplifica a logística, já que num mesmo local haverá a concentração de veículos que partem para as mais distintas regiões do município o que poderá, inclusive, encurtar os trajetos.
Para financiar e viabilizar as adequações necessárias o vereador propõe que seja utilizado o próprio fundo do transporte coletivo municipal, constituído com o valor da outorga paga pelas empresas concessionárias à Prefeitura.

Carreira cobra melhorias nas proximidades da rotatória de acesso ao Rio Bonito
Sempre atento às questões que afetam a região do Rio Bonito, na sessão de 26/02 o vereador Carreira (PSB) apresentou requerimento solicitando manutenção e nivelamento da pista próxima à rotatória de acesso ao bairro, na Rodovia Geraldo Pereira de Barros (SP-191).
Além de dar acesso ao Loteamento Alvorada da Barra Bonita em Terras de Botucatu, Vila Real de Barra Bonita e ao Rio Bonito Campo e Náutica, a bastante movimentada rodovia interliga diversos municípios do interior do estado. “Mas a pista está desnivelada e com muitos buracos e precisa receber um cuidado especial, tanto para o conforto quanto para a segurança dos inúmeros motoristas que por ali circulam”, explica o vereador.
O alvo da solicitação é o trecho que fica entre a Rodovia Alcides Soares e a Geraldo Pereira de Barros. “É uma pista simples e o intenso fluxo de veículos, aliado ao fato de que alguns transitam com excesso de velocidade, acaba agravando a situação”, completa.
O requerimento, aprovado pela unanimidade dos vereadores, foi encaminhado ao secretário de Logística e Transportes do estado de São Paulo, Laurence Casagrande Lourenço, e ao diretor da Divisão Regional DR-03 (Bauru) do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Denis Paulo Nogueira Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário