23 de nov. de 2017

Atendimento Vascular resulta em filas em unidade de saúde

No dia 11 novembro, foi realizado o 1º Dia Vascular de Botucatu. O evento foi promovido pela disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Rotary Clube “Bons Ares”, Fundação UNI e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Regional São Paulo (SBACV-SP). 

A ação contou com a participação de docentes, médicos e residentes da disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular da FMB, alunos da graduação (iniciação científica) e enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde.

Neste dia, com objetivo de identificá-los, os pacientes foram submetidos a uma pré-triagem feita por alunos de graduação (iniciação científica) com pessoas acima de 55 anos, tabagistas e/ou hipertensos e/ou diabéticos ou com antecedentes familiares positivos para aneurisma de aorta abdominal (AAA). 

Filas se formaram no centro da cidade para que todos conseguissem uma vaga de atendimento.

Após esta etapa, todos foram encaminhados para realização de hemoglicoteste e aferição de pressão arterial. Os pacientes incluídos nos critérios supracitados foram encaminhados para a realização de ultrassonografia de artérias carótidas e da aorta abdominal com o intuito de se identificar aqueles com AAA (diâmetro > 3,0 cm) e estenoses de carótida > 50%. Estes foram encaminhados para o serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular da FMB para acompanhamento. Todos os presentes (incluídos e não incluídos na triagem) receberam orientação para prevenção de doenças vasculares por meio de folhetos explicativos e conversas. A ação resultou em 332 atendimentos, sendo que destes, 234 foram encaminhados para a realização da ultrassonografia (aorta abdominal e carótidas).


A atividade recebeu patrocínio das seguintes empresas: Cirúrgica Botucatu, MEDI meias, Laboratório Biolab Farmacêutica, Distribuidora Brazil Cor e Mindray (que cedeu os aparelhos para a realização dos exames de ultrassonografia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário