4 de nov. de 2015

Banco de Leite precisa de doações em Botucatu

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (HCFMB) precisa com urgência de doações de leite. O banco já está apresentando déficit de doações desde setembro, quando foram coletados apenas 29 litros (contra 50 litros em agosto) e no mês de outubro, que foi de apenas 17,5 litros.



A situação pode se agravar se o estoque não for recomposto, devido as festas de final de ano. A tendência histórica mostra é menor o volume de litros de leite materno coletado nesta época do ano, porque muitas pessoas viajam e não fazem a doação.

A consequência desta falta de abastecimento é que nem todos os bebês poderão consumir leite humano. Segundo a nutricionista e responsável técnica pelo Banco de Leite, Angélica Pereira da Cunha de Almeida, a situação é preocupante. "O Banco de Leite procura oferecer só o leite materno para os bebês internados, mas, quando falta, priorizamos o leite materno para os prematuros, recém-nascidos com baixo peso ou que têm alergia à fórmula industrializada", comenta.

Angélica ainda explica que as doações são importantes porque o leite humano é rico em nutrientes para os recém-nascidos. Todos os aparatos para coleta do leite (máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com explicações sobre o procedimento) são fornecidos pelo HCFMB. A doação pode ser feita por lactantes que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas, ou façam uso excessivo de álcool. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelo telefone (14) 3811-6410.

Nenhum comentário:

Postar um comentário