2 de set. de 2015

Sebrae-SP ajuda empreendedor a ganhar dinheiro poupando energia

Em tempos em que o mercado vive uma recessão, cortar gastos e tornar a empresa eficiente chega a ser tão importante quanto vender mais. Diminuir as despesas fixas e ainda garantir ao negócio o selo de sustentabilidade. Pensando nesse cenário, Sebrae-SP e ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia) lançaram a cartilha “Comércio e Serviços: Economize Energia para Lucrar Mais”. Em resumo, o material ensina o empreendedor a produzir mais com menos energia.




“Empresas competitivas não focam apenas em vendas. Elas pesquisam e adotam processos sustentáveis a fim de ter um ganho de produção com um custo fixo muito menor. Em tempos de desaceleração da atividade econômica e inflação dos preços da água e energia elétrica, uma empresa sustentável sai na frente de quem não se preparou”, explica Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

A Cartilha “Comércio e Serviços: Economize Energia para Lucrar Mais” foi dividida em sete capítulos. De forma simples e didática, o texto aponta etapas que facilitam a vida do empreendedor desde o início do projeto de sustentabilidade até o financiamento de reformas estruturais na planta da empresa.

Entre as dicas dos especialistas estão o uso correto e melhoria do ar condicionado, iluminação correta e aproveitamento da luz natural, troca de equipamentos, adequação de ambientes, conscientização dos funcionários, controle da conta de energia, manutenção do sistema, entre outras.

No capítulo “Gerenciamento de energia e gestão energética”, por exemplo, Sebrae-SP e ABESCO mapeiam um fluxo de seis passos para o correto gerenciamento do consumo, o que facilita o empreendedor a encontrar erros e acertos no uso da energia.

 "O objetivo é aproximar o usuário de energia aos conceitos técnicos de eficiência energética. Dessa forma, o próprio empresário consegue perceber onde há potencial de redução e aumento de competitividade. Sendo assim, a cartilha é mais que um instrumento educacional, é uma ferramenta de gestão", explica o presidente da ABESCO, Rodrigo Aguiar.

O material completo da cartilha “Comércio e Serviços: Economize Energia para Lucrar Mais” está disponível pelo link http://sebr.ae/sp/comeservenergia e o download é gratuito, basta registrar o CNPJ da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário