26 de jan. de 2015

Shopping Botucatu promove Exposição de Ferreomodelismo



São 50 metros de trilhos, além de miniaturas de locomotivas, vagões e cenários que eram encontrados nas viagens de trem. Visitação pode ser feita até 8 de fevereiro.

Quem mora no interior do Estado de São Paulo e já viveu algumas décadas, certamente guarda boas recordações dos áureos tempos em que as ferrovias estavam em plena atividade. Os trens foram, no passado, fundamentais para o desenvolvimento de diversas regiões. 



Foi esse o contexto histórico que motivou o Shopping Botucatu a promover, desde sexta-feira, 23 de janeiro, uma Exposição de Ferreomodelismo. Os apaixonados por trens já podem visitar a atração, montada em frente à loja Riachuelo, até o dia 8 de fevereiro, de segunda à sábado das 14 às 22 horas e domingos e feriados das 14 às 20 horas.

Uma maquete com aproximadamente 50 metros de trilhos (que são feitos de madeira reutilizada) e 20 desvios, que ocupa uma área de 5,40m x 2,70m, tem encantado crianças e adultos que passam pelo local. O Ferreomodelismo consiste na construção de modelos, em escala reduzida, de veículos e estruturas ferroviárias (trens, bondes, carros, caminhões, ônibus, terrenos, cenários, etc). Em Botucatu, é a primeira vez que a maquete modular é exposta em local público.

Quem visitar o local vai encontrar a réplica quase perfeita de uma estação ferroviária, com pessoas, carros, árvores, além de outros objetos. Também foram reproduzidos, em miniaturas, cenários encontrados ao longo dos trajetos dos trens durante as viagens de antigamente. É possível, inclusive, sentir o cheiro real da fumaça que sai das locomotivas.
Vanessa Bianchi, gerente de marketing do Shopping Botucatu, avalia que, além de ser uma opção de entretenimento para a população, é uma contribuição para manter viva a memória ferroviária. “Foi por meio das ferrovias que a região de Botucatu se desenvolveu no passado, por isso, relembrar esse período por meio dessa exposição é um orgulho para o Shopping Botucatu”, destaca.

Toda a estrutura foi montada por seis membros do Férreo Clube Botucatu, apaixonados pelo transporte sobre trilhos. “É interessante ver que as pessoas que visitam a exposição, primeiramente observam a estrutura como um todo e depois se prendem aos detalhes. Uma maquete como essa nunca termina, sempre queremos incluir novas peças”, explica Francisco Carlos Orlandino Biagioni, professor de Educação Física aposentado.
Francisco conta que a paixão pelos trens o acompanha desde criança. “Eu não podia ter uma maquete de trens, mas quando me aposentei e meu neto nasceu, arranjei uma boa desculpa para montar uma”, comenta.

Além do amor pelas ferrovias, a vontade de manter viva a importância da ligação histórica dos trens com a região de Botucatu, preservar a memória ferroviária e incentivar crianças, jovens e adultos a praticarem esse hobby, são mais alguns dos objetivos que estimulam os membros do Férreo Clube a organizar as exposições. Para ajudar na divulgação, eles criaram um blog: http://ferreoclubebotucatu.blogspot.com.br.

Confira quem são os membros do Férreo Clube Botucatu: Adalberto Pereira, Benedito Jesus dos Santos, Clodoaldo Benedicto, Francisco Carlos Orlandino Biagioni, Marcos Aurélio Vicente e Marco Antonio Cipolla Pereira.

Serviço
Exposição Ferromodelismo
Local: Shopping Botucatu
Período: De 23 de janeiro a 8 de fevereiro
Horário: de segunda à sábado das 14 às 22 horas e domingos e feriados das 14 às 20 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário