3 de out. de 2011

Estudos sobre erosão do solo

Dois dos maiores especialistas internacionais na área de solos florestais – os professores alemães Enrst Hildebrand e Helmer Schack-Kirchner – ministraram aulas na Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu. O curso, financiado pelo Programa Probral, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), versou sobre metodologias para detectar e simular erosão do solo. As aulas foram realizadas no período de 15 a 23 de setembro na FCA.


O coordenador do Programa Probral e organizador da disciplina, Paulo Fenner, professor dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Florestais e em Energia na Agricultura da FCA, explicou que os professores alemães são reconhecidos pela sua contribuição em relação aos avanços técnicos e científicos nas áreas de compactação, erosão e proteção dos solos florestais. “Um aspecto que foi enfatizado durante a disciplina foi a questão da erosão em estradas não pavimentadas, um grande problema no Brasil, pois mais de 80% de nossas estradas não tem revestimento e, em grande parte, são mal implantadas, produzindo sedimentos que acabam assoreando os rios e lagos, causando graves problemas ambientais. Alem disso essas estradas ficam intransitáveis por boa parte do ano, gerando transtornos e altos custos de transporte”.

O professor Fenner garantiu que os professores alemães ministrarão a disciplina novamente nos próximos anos e que, provavelmente, também será criada outra nova disciplina sobre o tema.

Este ano a cooperação entre FCA e Universidade de Freiburg completa quinze anos. Durante este período vários professores e pesquisadores alemães vieram para a FCA. Esta cooperação também possibilitou que brasileiros, tanto professores quanto alunos, participassem de missões de trabalho e de estudos (doutorado-sanduíche) na Alemanha, financiados pela Capes e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Atualmente, o aluno da Universidade de Freiburg, Julian Hass, está realizando seu doutorado-sanduiche na FCA.

Para o professor Paulo Fenner a colaboração fortalece, amplia e qualifica os programas de pós-graduação da FCA. “Trata-se de uma excelente cooperação, que permite o intercambio acadêmico de alto nível com o indispensável suporte financeiro e técnico, auxiliando no processo de internacionalização da Unesp de modo efetivo. A Universidade de Freiburg completou 554 anos e foi uma das primeiras a desenvolver a ciência florestal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário