27 de set. de 2011

Unesp 35 anos, descentralizada e multicâmpus

Há 35 anos, a Lei 952/76, promulgada pelo Governo do Estado de São Paulo, criou a Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Unesp pela junção de 14 Institutos Isolados de Ensino Superior existentes no Estado, desde fins da década de 1950 e meados da década de 1960, em diferentes regiões do interior paulista. Estava lançado um novo modelo de universidade pública paulista, descentralizada e multicâmpus. Essas características promovem uma significativa interação, de ordem técnica, econômica, social e cultural, da instituição com as regiões onde suas 33 unidades, disseminadas por 23 cidades paulistas, estão inseridas.

Atualmente a Unesp é uma liderança na pesquisa científica nacional. Seus 7.173 trabalhos científicos publicados nos últimos cinco anos em periódicos especializados de reconhecida competência correspondem a 22% da pesquisa produzida no Estado de São Paulo e a 8% do Brasil, segundo dados da Unesco. 

A instituição possui hoje 933 grupos de pesquisa em todas as grandes áreas do conhecimento, com reconhecimento internacional em áreas como nanotecnologia, biologia molecular, cerâmicas, tecnologia de produção agrícola, biotecnologia e biomateriais. Novas frentes vêm sendo desenvolvidas voltadas ao petróleo (pré-sal), estudos do mar, biodiversidade e bioenergia.

Tudo isso é realizado dentro do princípio da autonomia universitária. Estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo a partir da promulgação do Decreto n° 29.598, de 1989, ao envolver aspectos didáticos, científicos, disciplinares e ligados à gestão financeira, patrimonial e administrativa, ela permite à Universidade a liberdade de fazer opções e tomar decisões com responsabilidade

Nestes 35 anos de experiência com autonomia, descentralização e trabalho multidisciplinar na formação das pessoas e na produção, articulação e difusão do conhecimento, a Unesp tem hoje 171 opções de cursos de graduação, muito bem conceituados por diferentes formas de avaliação. Na pós-graduação, por ano, são outorgados 760 doutorados, número superior ao de célebres universidades do exterior, como Berkeley, Califórnia, EUA.

A Unesp hoje tem uma área total de 63 milhões de m2, sendo 780 mil m2 de área construída, 2 mil laboratórios de ensino e pesquisa e 30 bibliotecas, com cerca de 1 milhão de livros. Gerencia cerca de 1.300 projetos de extensão, sendo grande parceira do Estado em programas para a complementação e melhoria na formação de professores, oferecendo cursos de graduação, por meio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo  (Univesp) e de especialização, via Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor), além de aprimoramento para o ensino de alunos com deficiências. Seus alunos e professores, voluntariamente, também oferecem curso pré-vestibular para 6 mil jovens de baixa renda da rede estadual do ensino médio, aprovando, aproximadamente, 1.600 alunos, todos os anos, principalmente em universidades públicas.

Reconhecida internacionalmente como a quinta universidade ibero-americana e entre as 200 melhores nos principais rankings mundiais, a Unesp se orgulha, nestes 35 anos, de ser a Universidade pública, gratuita e de excelente qualidade de todo o Estado de São Paulo.

Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da reitoria da Unesp, é engenheiro agrônomo, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário