20 de set. de 2011

Ouro e bronze no Paulista de Judô Aspirante

Ariane Vitoriano e Natalia de Moura - Paulista Aspirante
Botucatu foi novamente bem representada pela Associação de Judô Mata Sugizaki e Sesi, desta vez no Campeonato Paulista da classe Aspirante, realizado no último sábado, dia 17, no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera, em São Paulo. A competição reuniu cerca de 900 atletas, os melhores das categorias mirim, pré-juvenil, juvenil e adulto no Estado de São Paulo.

Na oportunidade, Natália de Moura Santos, que havia sido ouro no último Estadual do Interior, em Fernandópolis, desta vez, no Paulista, ficou com o bronze na categoria pré-juvenil/meio pesado. Por outro lado, Ariane Vitoriano Pereira, na categoria adulto/ligeiro, que havia conquistado a prata no Estadual do Interior, desta vez teve um desempenho ainda melhor e trouxe para Botucatu a medalha dourada.

“Já havia perdido para essa adversária (Heluisa Batista de Souza, de Fernandópolis) duas vezes, mas falei que no Paulista seria o meu dia e não perderia mais, que só iria sair de lá campeã”, comenta Ariane. “Sei que poderia ter saído de lá campeã, faltou pouco, mas sei que fiz o meu melhor e o que estava ao meu alcance para aquele dia. Agora é treinar para enfrentar a primeira divisão no ano que vem”, projeta Natália.

Ariane tem 18 anos, é estudante do segundo semestre de Educação Física da Unifac - FIB´S, treina na Associação de Judô Mata Sugizaki há três anos e entrou no judô devido ao incentivo de seu padrinho Edson Bustos, um apaixonado pelo esporte. Já Natália tem 14 anos, estuda no Centro Educacional do Sesi de Botucatu e faz parte do PAF (Programa Atleta do Futuro) há cinco anos. Entrou no judô através de sua irmã, Roberta Moura dos Santos que já praticava a modalidade.

Victor Leopoldo, técnico da equipe, ressalta que do grupo de dez judocas classificados para o Paulista de Aspirante, oito eram mulheres, e duas delas voltaram a subir no pódio em São Paulo. “Isso mostra o trabalho que está sendo feito com as meninas, desde a base. Até alguns anos atrás, nosso grupo feminino não tinha tanta representatividade quanto o masculino nas competições e hoje o que vemos é justamente o contrário, uma crescente delas. Tanto é que nos últimos Jogos Regionais, em Barra Bonita, elas trouxeram mais medalhas que os garotos e ficaram em segundo lugar por equipes e na pontuação geral”, ressalta.

O sensei de Ariane e Natália ainda diz que ficou surpreso com o nível do Campeonato Paulista Aspirante deste ano, segundo ele, bem mais forte e concorrido do que em 2010. “Nosso grupo foi muito bem, fiquei satisfeito porque todos que lutaram tiveram um desempenho excelente. Aqueles que não conquistaram medalhas perderam por pequenos detalhes que uma competição de alto nível como essa exige”, completa.
 
Botucatuenses no Pan Master de JudôAinda nesta semana, do dia 22 a 25 de setembro, três judocas da Mata Sugizaki participarão do Campeonato Pan Americano Master em Porto Alegre (RS). São eles: Thais Nagib Moreira (master 1/meio leve); Marcelo Costa Camargo (Master 1/Meio médio); e Edson Bustos Losi (Master 2/Meio leve).
Realizado pela primeira vez, o Campeonato Pan-Americano de veteranos é um evento oficial da Confederação Pan-Americana de Judô, promovido pela Confederação Brasileira de Judô e Federação Gaúcha de Judô.
O Pan é um torneio de competição aberto para todos os judocas com 30 anos ou mais, homens e mulheres, vinculados às Federações Nacionais filiadas a CPJ.
 
Paulista SêniorNo próximo dia 1º de outubro, no Clube do Esporte Clube Pinheiros em São Paulo, acontece o Campeonato Paulista da classe Especial, categoria Sênior. Nele, Botucatu vai novamente representado pela Mata Sugizaki e Sesi com oito judocas que obtiveram classificação no Estadual do Interior de Fernandópolis. São eles: Ariovaldo Maciel (Sênior/Pesado);  Tainah Camila Coelho (Sênior/médio); Pedro Vieira (Sênior/Pesado); Roberta de Moura Santos (Sênior/Leve); Marcelo Camargo (Sênior/Médio); Moacir Donizete (Sênior/Ligeiro); Nilson Almeida (Sênior/Médio); Fernando Sanchez (Sênior/Pesado).
A Associação de Judô Mata Sugizaki conta com o apoio da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Programa Atleta do Futuro, da empresa Duratex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário