19 de set. de 2011

Qualidade e diversidade musical marcam o Prêmio Botucanto 2011

Babi Jaques e os Sicilianos
                Além das músicas concorrentes e dos shows de Zé Geraldo, Tiê e João Bosco, o Festival Botucanto, que acontece de 6 a 8 de outubro, vai apresentar ótimas atrações para todos os gostos musicais na mostra denominada Prêmio Botucanto.
                O Prêmio Botucanto é uma mostra musical não competitiva em que atrações, selecionadas através de edital, apresentam shows de 30 minutos durante a programação do Festival. Os artistas escolhidos pela comissão organizadora do evento têm como característica comum a qualidade de seu trabalho musical. “São propostas muito diferentes entre si. Tem rock, experimentalismo e MPB tradicional. Mas todos são trabalhos maduros que devem agradar em cheio o exigente público do Botucanto”, analisa Osni Ribeiro, secretario municipal de Cultura de Botucatu.
                Os dois primeiros shows do Prêmio Botucanto acontecem já no Cantos da Cuesta, etapa regional do Festival que acontece no Teatro Municipal de Botucatu. No dia 30 de setembro tocam os botucatuenses Aléssio di Pascucci e Dael Vasques, vencedores da etapa regional do Botucanto no ano passado. 

No segundo dia do Cantos da Cuesta, dia 01 de outubro, o show é do paranaense Sílvio Mansani. Participante de vários festivais pelo Brasil, Mansani é educador musical formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Em Botucatu vai apresentar seu terceiro trabalho, o recém-lançando EP digital “Outras pessoas”, que tem participação especial de Chico Saraiva e Daniel Murray com arranjos e produção de André Mehmari.
Lula Barbosa
Já no dia 06 de outubro, na primeira eliminatória nacional do Festival Botucanto, o grupo Babi Jaques e os Sicilianos toca antes do mineiro Zé Geraldo. Formada em Recife, a banda faz um rock´n roll melódico e vigoroso, recheado de referências musicais e visuais. A vocalista Babi Jaques é uma daz vozes mais interessantes da cena do rock independente da atualidade.
No dia 07 de outubro, antes da apresentação da cantora Tiê, é a vez da Filarmônica de Pasárgada subir ao palco do Festival. Formada por alunos do Departamento de Música da USP, a banda participou com destaque de edições anteriores do Botucanto, onde venceu o Prêmio de Melhor Arranjo em 2009, e da Fampop de Avaré, em 2011 quando venceu a categoria Aclamação Popular. Os arranjos ousados e as letras criativas e bem humoradas são as principais características da banda.
Filarmônica de Pasárgada
Na finalíssima do evento, dia 08 de outubro, antes da apresentação de João Bosco, o Botucanto apresenta o cantor e compositor Lula Barbosa. Na estrada desde o início dos anos 70, Lula Barbosa é um veteranos dos festivais de música. Suas participações mais importantes foram no Festival dos Festivais em 1985 com “Mira Ira” (2º lugar e melhor arranjo) e no último Festival da Rede Globo, em 2000, com “Brincos” (prêmio de aclamação popular).
 Tem mais de 500 composições gravadas por nomes como Roberto Carlos, Fábio Jr., Altemar Dutra, Olodum, Jair Rodrigues, Sérgio Reis, grupo Tarancón, além de intérpretes de países como México, Itália e Espanha.
Na apresentação no Botucanto, Lula Barbosa deve ser acompanhado pelo guitarrista Natan Marques, que tocou com Elis Regina e Renato Teixeira, e o violonista Cássio Poletto que gravou com Jorge Benjor e Renato Teixeira, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário