21 de set. de 2011

Lageado recebe encontro de corais da Unesp

Coral da Unesp de Botucatu
No próximo sábado, dia 24 de setembro, a partir das 17h30, o auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas, na Fazenda Experimental Lageado, recebe a XXIV edição regional do Encontro de Corais da Unesp.

Participarão do evento os corais das unidades da Unesp de Araraquara e Rio Claro (regente José Ricardo Godoy Ocampos), Franca e Jaboticabal (regente Cristina Emboaba) e Bauru e Botucatu (regente Irandi Fernando Daroz), num total de 120 coralistas.


O repertório das apresentações será bastante eclético e inclui temas tradicionais de Angola e da África do Sul e Suécia; canções populares de artistas como Caetano Veloso, Nando Reis e Milton Nascimento; peças de compositores eruditos como Brahms e Mendelssohn, até uma canção do grupo de rock pesado Metallica. Também haverá a estréia de uma peça composta especialmente para a edição 2011 do Encontro Coral da Unesp, chamada "Contranarciso", poema de Paulo Leminski, musicado pelo compositor e arranjador Rafael Braga, formado no Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo.

O Encontro de Corais tem entrada franca e é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (Proex).

Histórico
O Projeto Coral da Unesp existe desde 1978 e podemos dizer que se trata de um relato particularizado da própria história da Universidade, já que sua fundação data de 1976. Na proposta inicial, liderada pelo maestro Samuel Moraes Kerr, o projeto Coral da Unesp funcionou como laboratório de pesquisa musical para os alunos do curso de composição e regência do Instituto de Artes. As primeiras atividades deram-se no campus de Rio Claro, em seguida em São Paulo e Jaboticabal. O espetáculo “Praça da Sé”, apresentado no XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão, em 1983 chamou atenção da comunidade para a atividade coral realizada na Universidade, pela originalidade da proposta, diferenciando-se dos modelos corais existentes no país. Desta forma, o canto coral foi difundido nos demais campi como projeto cultural permanente.

Em 1998, pela contratação de regentes corais, o projeto se fortaleceu e hoje conta com a participação de cerca de 700 coralistas espalhados pelo Estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Franca Jaboticabal, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e São Vicente.
Atualmente, o Coral da Unesp realiza suas atividades visando promover o desenvolvimento da cultura artística, difundir o canto coral pelo aprimoramento do nível técnico-artiístico-musical e integrar alunos, professores e funcionários do câmpus e a comunidade em geral, efetivando seu caráter de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário