27 de set. de 2011

Arte auxilia alunos da Unesp a expressarem sentimentos em projetos junto à comunidade

Alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina oferecidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) participaram, dia 20 de setembro, da primeira oficina de Arte Educação, voltado para acadêmicos bolsistas dos PETs (Programas Educação pelo Trabalho)-Saúde da Família. Ao todo serão quatro oficinas com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, da Fundunesp- Fundação para o Desenvolvimento da Unesp-, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da FMB.

Com o tema “A expressão de sentimentos por comunicação não verbal”, as atividades pretendem facilitar a expressão de sentimentos dos alunos dentro das atividades que desenvolvem nos cenários de prática nas diversas atividades de extensão. Também foi priorizado o estímulo à criatividade e imaginação, autopercepção e autoconhecimento.

Através de oficinas, conduzidas pelas arteterapeutas Eunice Leal da Cunha, Isabel Cortesi e Maria Elisa Ferrari, foram exploradas a dimensão corporal, articulações, soltura da voz e ritmos. Em outro momento ocorreu dinâmica de grupo a partir de escultura social e atividades com desenhos.

“A arte-educação amplia as possibilidades do trabalho educacional, como processo dialógico transversal entre o conteúdo da arte, educação e saúde, mediado por experiências sensíveis em arte-educação. Remete ainda à reflexão sobre as contribuições do campo das artes para a educação e a saúde”, explica a professora Eliana Goldfarb Cyrino,

Marcadas para os dias 4 e 25 de outubro, as próximas oficinas contemplarão, 96 estudantes integrantes dos PET-Saúde da Família e do projeto de extensão “Alfabetização de adultos com temas de saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário