3 de abr. de 2011

Boletim da Tear: Rede Social não é Mídia Social

Boletim Rede Social Tear, Março de 2011 - Ano 3, nº 22.

Rede Social não éMídia Social
Redes Sociais existem baseadas no relacionamento entre pessoas, com um mesmo objetivo de ferramentas como facebook, orkut, linkedin, twitter, ou até mesmo pelo telefone, numa conversa com ferramentas pagas, gratuitas ou patrocinadas que podem sim formar Redes Sociais quando pessoas podemos dizer que Rede Social é o conceito que a humanidade já possui a milênios, inclusive a maioria a família.

Já as Mídias Sociais são veículos onde exercem esse conceito. A Escola de Redes é um grupo de mais de seis mil pessoas que se dedicam a investigação sobre.

Mais informações: http://escoladeredes.ning.com. A rede não é um instrumento para fazer a mudança. Ela já é a mudança! (Augusto de Franco).


Universidade incentiva atuação social dos calouros
Em recepção dos calouros da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, os novos unespianos tiveram a chance de dialogar com a Diretoria da FCA e assistirem à exposição de futuros professores, debatendo conceitos de Responsabilidade Social, procurando incentivar a interação de projetos com a comunidade. 

Para o professor José Matheus Yalenti Perosa, vice-diretor da Faculdade. “Essa escola, que é gratuita para vocês, mas é muito cara para a sociedade. Uma sociedade que investe no ensino esperando formar profissionais de qualidade. Portanto, deve haver responsabilidade por parte de vocês com o desenvolvimento do nosso país”.

Gestão das Organizações Sociais de Botucatu em foco

A Rede TEAR buscando a melhoria da qualidade de gestão das organizações sociais, apoia e divulga o curso Gestor de Projetos Sociais executado pelo Senac em parceria com a Unifac em Botucatu. 

A formação inicia em 2 de abril e capacitará 25 pessoas para atuar em organizações sociais de acordo com uma visão participativa e empreendedora, estabelecendo parcerias, sabendo usar ferramentas de gestão que visem a sustentabilidade.

CMAS de Botucatu elege nova representação da Sociedade Civil
O Conselho Municipal deAssistência Social de Botucatu (CMAS) é uma instância de controle social, paritária, formada por 12 representantes da sociedade civil e 12 representantes do poder público. Sua atuação é essencial para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Dia 29 de março, 27 das organizações sociais inscritas estiveram reunidas noCREAScom a finalidade de eleger seus representantes.
 
“Dando continuidade ao processo de amadurecimento em relação a importancia do papel do Conselho na Política Nacional de Assistência Social, iniciado na última gestão, as entidades reuniram-se e escolheram seus representantes identificando o perfil dos novos conselheiros. Num exercício democrático elegeram os novos membros por aclamação”, ressalta Paulo Malagutte, presidente do CMAS.

Validação do Diagnóstico Participativo da Região do 24 de Maio
O Programa de Desenvolvimento Local do Parque 24 de Maio e Região, executado pela Rede Social TEAR, com metodologia Senac tem por objetivo melhorar as condições de vida e de convívio social de pessoas daquela região.AGovernança Local concluiu recentemente seu Diagnóstico Participativo e validou o trabalho junto a população, empresas privadas e gestão municipal local.

“Muitas pessoas quando conhecem, elogiam o trabalho e o esforço do grupo, acreditando que isso ajuda atrair investimentos. Estamos em contato com várias secretarias municipais, empresas e entidades que tem interesse trabalhar de forma integrada daqui para frente”, diz Irene Cardoso, presidente daAADL.

“Estamos empenhados agora em elaborar um conjunto de pequenos projetos que contemplem todas as necessidades apontadas no diagnóstico. Procuro desenvolver meus trabalhos dentro da Igreja católica, ganhando a confiança da população, estabelecendo parcerias e buscando o bem comunitário.”, diz Levino Barbosa, membro da Governança Local.

Para Simone Pafetti, coordenadora do Programa, “População, organizações sociais, iniciativa privada, instituições educacionais e poder público sempre buscam, em graus diferentes, desenvolver projetos que beneficiem a população vulnerável. O Programa DL permite que estas intenções se concretizem com maior assertividade. Buscamos o alinhamento entre intenções e ações.”

Rodovia Gastão Dal Farra novamente em debate
A Rodovia Gastão Dal Farra que liga os bairros periféricos do setor sul da cidade a Demétria, une os moradores também na preocupação com suas condições de segurança. Inúmeros acidentes e o crescimento populacional de curto prazo estimado na região estimularam a união dos moradores na organização de plenária para elaboração de propostas a serem encaminhadas a prefeitura e concessionária a fim de minimizar o problema, através daAADL –Associação deAgentes de Desenvolvimento Local do Parque 24 de Maio e Região eAMA–Associação de Moradores eAmigos da Demétria.

Meio ambiente levado a sério na região do 24 de Maio
No último dia 31 de março, a comissão de agentes de desenvolvimento local da  região do 24 de Maio reuniu-se com a Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Descentralização e Participação Comunitária, com objetivo de apresentar demandas e idealizar projetos em conjunto, onde a população possa participar ativamente auxiliando a gestão municipal. 

Após a reunião, a secretária Cynthia Zanotto visitou todas as áreas dos seis bairros do setor sul de abrangência do Programa de Desenvolvimento Local, para avaliação das necessidades, conduzida por grupo de moradores. 

Alguns assuntos tratados são reivindicações antigas, como o complexo de lazer (praças), a revitalização do “linhão” e a recuperação das margens do Tijuco Preto. Já outros são idéias que os moradores gostariam de colocar emprática buscando parcerias.

No próximo dia 10 de abril, como parte das comemorações de aniversário da cidade, a Associação de Agentes de DL fará uma festa e a Secretaria de Meio Ambiente organizará o plantio de 150 mudas de árvores.

Para Maria, “Nós sabemos da importancia do nosso papel no bairro. No meu trabalho diário de coleta de materiais recicláveis, procuro falar com as pessoas sobre formas delas contribuirem para a preservação do meio ambiente, temos muitas ideias e precisamos do apoio da prefeitura.”

Semana da Hipertensão é exemplo de atuação em Rede
A Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso (ABAH) nos dá um grande exemplo sobre como atuar em rede, unindo esforços a fim de potencializar resultados. No último dia 30 de março, em reunião no auditório da Prefeitura Municipal, a entidade mobilizou mais de 20 parceiros em torno da organização da Semana da Hipertensão, entre eles: universidade, poder público, organizações sociais e educacionais de Botucatu e região.
 
"Este é um exemplo de que a sociedade civil em Botucatu é organizada, pró-ativa e
provocativa. A gestão municipal faz questão de apoiar iniciativas com esta.» João Cury Neto,
prefeito de Botucatu.

AABAH tem por objetivo estimular a qualidade de vida junto à população, desenvolvendo
programas de conscientização e prevenção da hipertensão arterial.

Semana da Hipertensão de 24 de Abril a 01 deMaio de 2011 - Programação
25/4, 20h – Palavra Livre: Prof. Francisco Carlos Daltin
(Câmara Municipal de Botucatu).
26/4, 14h – Palestra: Dr. Daniel Habermann (Teatro
Municipal de Botucatu).
27/04, 12h - Recital do Coral “Canto e Encanto” –
Maestrina Rebeca B. Marques de Souza (Boulevard do
Hospital das Clínicas – FMB, UNESP).
27/04, 18h - Concerto Musical - Telma Habermann
(Salão Nobre – FMB, UNESP).
28/4, 14h Palestra: Dr. Edson Siqueira (Teatro Municipal
de Botucatu).
01/5, 8h Corrida e Caminhada 6km (Saída: Espaço
Cultural).

Nenhum comentário:

Postar um comentário