11 de mar. de 2011

Conscientização sobre Doenças Renais Crônicas

Médicos e Enfermeiros da Unidade de Diálise do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveram nessa quinta-feira, dia 10, ações internas de conscientização e informações sobre Doenças Renais Crônicas (DRC), em comemoração ao Dia Mundial do Rim, que em 2011 apresenta o tema “Proteja os seus rins, salve o seu coração”.

Com a distribuição de panfletos informativos a servidores, estudantes e usuários do hospital, a campanha desenvolvida nas dependências do hospital alertou quanto aos perigos e crescimento de casos de DRC- lesões que comprometem as funções do rim e que impedem a plena atividade desse órgão, responsável pela eliminação de toxinas e substâncias que não são mais importantes ao corpo.

Uma das atividades a serem desenvolvidas ocorrerá na próxima semana, com treinamento realizado às equipes médica e de enfermagem da Unidade Básica de Saúde do Distrito de César Neto, em Botucatu. Com a capacitação, poderão ser realizados exames de rastreamento de DRC em comunidades mais afastadas do centro urbano do município.

Além da distribuição de panfletos, a equipe responsável pela campanha também concede durante a semana, entrevistas em veículos de comunicação local e promove ações de rastreamento dentro do próprio hospital. Uma das ações ocorreu também no dia 10, quando mais de 50 funcionários de uma empresa prestadora de serviços passaram por exames e responderam a um questionário para verificação do risco de desenvolvimento de Doença Renal Crônica.

Em longo prazo, a ação de rastreamento deverá se estender para outras seções do HCFMB e também da Faculdade de Medicina de Botucatu. “Esse é apenas o começo de uma ação que deve ser desenvolvida durante todo o ano. Queremos verificar a situação de vida e se esses servidores estão propensos ao desenvolvimento das Doenças Renais Crônicas”, explica a coordenadora da Unidade de Diálise do HCFMB, profª Jacqueline Caramori.

No dia 17, as equipes realizarão novamente rastreamento de situações de risco para as Doenças Renais Crônicas no saguão principal do Hospital das Clínicas e dependências do Instituto de Biociências, ambos no campus da Unesp, em Rubião Júnior. Das 8 às 12 horas ocorrerão coletas de sangue e glicemia, proteína na urina e também aferição de Pressão Arterial.

Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo sofram com as DRCs. Entre as que têm maior propensão ao seu desenvolvimento estão as que apresentam pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, casos de doenças renais crônicas na família e idosos.

As ações realizadas no HCFMB contaram com o apoio da Liga Estudantil do Rim e da Hipertensão Arterial da Faculdade de Medicina de Botucatu, Servidores da Seção Técnica de Hemodiálise e da Nefrologia, aprimorandos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Flávio Fogueral/ Jornal da FMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário