19 de jan. de 2011

Investindo em redes sociais, Medicina/Unesp abre novos canais de comunicação

Com grande crescimento nos últimos anos, as redes e mídias sociais têm provocado mudança significativa na maneira de se comunicar. Blogs, programas de mensagens instantâneas, videologs, telefones celulares com multifunções. É nesse cenário que milhões de brasileiros estão conectados e se relacionando no momento.

Antenada a essa nova realidade, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), através de sua Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI), tem se aproximado ainda mais de seu público interno e externo com a criação e manutenção de perfis nas mais populares redes sociais da internet: o Twitter e o Facebook.

Em 140 caracteres, a FMB divulga notícias, informações e mantém contato direto com o internauta pelo Twitter, através do perfil @imprensafmb. Dúvidas sobre funcionamento da unidade, pesquisas, projetos e atendimentos do Hospital das Clínicas também podem ser sanadas pelo canal, que possui mais de mil ‘seguidores’, conforme a linguagem do site.

Maior rede social do planeta, o Facebook foi outro canal adotado pela FMB para se relacionar com os internautas. O perfil nessa rede contém agenda de eventos atualizadas, contato direto através de bate-papos, divulgação de notícias e fotos da instituição. Criado há um mês, o espaço virtual já acumula mais de 900 pessoas associadas à FMB.

“O perfil do internauta tem mudado e cada dia ele procura se informar e também interagir com amigos, colegas de trabalho, professores ou com o público em geral. Empresas e instituições têm procurado cada vez mais estarem próximas do internauta e a FMB agora também faz parte desse grupo”, ressalta Leandro Rocha, assessor de Comunicação e Imprensa da FMB.

Além do investimento nessas redes, a ACI criou um canal no Youtube- site de vídeos mais popular de toda a rede. Pelo canal “imprensafmb” o internauta tem à disposição notícias e informações da faculdade. “A possibilidade de comunicação instantânea que a internet possibilita faz com que um número grande de pessoas tenha interesse por organizações e queiram saber mais sobre elas. A interação imediata que a rede permite também é essencial para o bom relacionamento com a sociedade em que está inserida”, complementa o assessor. “Há pouco tempo era uma tendência da comunicação corporativa criar esses canais e hoje se tornou uma postura indispensável”, conclui Rocha.

Levantamento do Ibope indica que em outubro de 2010, mais de 51 milhões de brasileiros tinham acesso à internet. O tempo de permanência de conexão (seja por computador, notebook, lan houses ou telefones celulares) é de 22 horas ao mês.

Confira os links para acompanhar a FMB na Internet

No Youtube: imprensafmb

No Facebook: Faculdade de Medicina de Botucatu

No Twitter: @imprensafmb

Flávio Fogueral/ Jornal da FMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário