10 de jan. de 2011

Curso aprofundará conhecimentos em doenças da gestação

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), através de seu Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, promove durante o mês de abril, seu 11º curso de Patologia Obstétrica. O evento será voltado a estudantes de Medicina e Enfermagem, além de profissionais (médicos, enfermeiros, entre outros) que tenham especialização em saúde da mulher.

Durante quatro semanas, sempre às terças-feiras, os participantes poderão acompanhar temas de atualização sobre parto humanizado, eclampsia, gestação e infecções e sangramento na gestação. As palestras serão proferidas por professores da própria FMB e também convidados da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Brasília (UnB).

Na primeira semana de curso, no dia 5 de abril, serão focados assuntos no parto humanizado como a participação do parceiro no processo da gestação e nascimento da criança e o parto humanizado como direito reprodutivo da mulher. Já na semana seguinte, os palestrantes abordarão dentro da eclampsia e eclampsia eminente, o diagnóstico, assistência imediata e diagnóstico; além de exames complementares e assistência obstétrica.

Já dia 19 de abril, as aulas serão destinadas às discussões da gestação e suas infecções, como a incidência das Hepatites B e C e assistência ao parto e recém-nascido. Além disso, o rastreamento, diagnóstico e tratamento da Sífilis será outro foco dos especialistas presentes. A última semana de curso terá como assunto predominante a gravidez ectópica (tubária), seus fatores de risco e também as doenças trofoblásticas gestacionais.

Segundo Izildinha Maestá, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB e coordenadora do curso, toda a programação contempla temas com grande relevância na assistência a gestantes. “É uma necessidade haver esse aprofundamento nos temas para que os profissionais estejam preparados e atualizados dentro da ginecologia e obstetrícia”, ressalta.

As inscrições para o curso serão abertas na primeira semana de fevereiro e deverão ser feitas exclusivamente pelo site da FMB. Ainda não foram divulgados os valores de participação. Informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3811-6090/ 3811-6227 ou pelo email: imaesta@fmb.unesp.br.

O 11º curso de Patologia Obstétrica tem apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu, Pró Reitoria de Extensão (Proex) da Unesp e também da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) Regional Avaré/Bauru/Botucatu/Jaú.

Flávio Fogueral/ Jornal da FMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário