30 de nov. de 2010

Prédio do Fórum será usado em projetos culturais

O prédio usado por muitos anos como sede do Fórum de Botucatu - localizado na Praça Rui Barbosa, no Centro - será cedido para a Prefeitura, que usará o imóvel histórico para projetos nas áreas da educação e cultura.

Depois de um período longo de negociações, o prefeito João Cury Neto obteve o sinal verde da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania para oficializar a cessão de uso do imóvel ao município. O prédio está fechado desde 7 de julho de 2003, quando foi interditado sob alegação que sua estrutura física estaria comprometida e colocaria em risco a segurança dos frequentadores do imóvel.

E nesta quarta-feira, 1º de dezembro, em cerimônia a ser realizada às 11 horas, defronte ao antigo Fórum de Botucatu, será assinado o protocolo de intenções para futura cessão de uso do prédio para a Prefeitura. O evento contará com as presenças do prefeito João Cury Neto; do secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme; do juiz assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Maria Câmara Júnior e diversas outras autoridades.

O protocolo prevê que no prazo de 120 dias, a partir de sua assinatura, o processo de cessão de uso do imóvel ao município será oficializado pelo Estado. Pelo documento, a Prefeitura se compromete em desenvolver, formular, implantar e operar projetos de caráter social, com atuação prioritária no setor educacional e cultural brasileiro.

Expectativa - Outro anúncio importante que pode ser feito pelo secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Dr. Ricardo Dias Leme, é a liberação de recursos do FID - Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – para a construção de um Hospital Veterinário para Animais Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia [FMVZ] da Unesp/Botucatu.

O projeto, conduzido pelo professor Carlos Roberto Teixeira, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia, com anuência do diretor da FMVZ, Prof. Dr. Luiz Carlos Vulcano, contempla ainda a criação do primeiro “Parazoológico” do Brasil, onde animais que não tivessem condição de serem reintroduzidos em seu habitat natural seriam utilizados em ações de educação ambiental.

Na semana passada, o prefeito João Cury esteve em São Paulo para tratar do assunto e voltou animado com a possibilidade da liberação dos recursos. A Reitoria da Unesp já disponibilizou R$ 1.945.000,00 para financiar a construção do novo hospital. A expectativa é que através do FID possam ser liberados mais R$ 2 milhões para garantir a execução das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário