Com o tema “Desempenho Agronômico e Qualidade dos Frutos de Cultivares de Bananeiras no Planalto Paulista”, evento é uma parceria entre Unesp e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) com apoio da Fepaf.
Realizado pelo Programa de Pós-graduação em Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI – Regional de Botucatu), o evento tem por objetivo divulgar os resultados das pesquisas sobre o tema diretamente aos produtores e técnicos que trabalham com a cultura e, dessa forma, promover o fortalecimento da bananicultura na região.
De acordo com os coordenadores do Dia de Campo, Sarita Leonel, professora do Departamento de Horticultura da FCA e Jaime Duarte Filho, do escritório regional da CATI em Botucatu, o Estado de São Paulo é o maior produtor nacional de bananas, colhendo cerca de 1,2 milhão de toneladas de frutos/ano em 60 mil hectares. “Apesar de concentrada no Vale do Ribeira, destaca-se a expansão da bananicultura para o Planalto Paulista, onde áreas com cultivos tradicionais, como café e pastagem, têm na fruticultura uma alternativa de alta rentabilidade e que traz importantes benefícios sociais, como geração de empregos e manutenção de pequenos agricultores na zona rural”, explica a professora Sarita Leonel.
Tendo em vista a importância do setor, no ano de 2001, a FCA iniciou os trabalhos de pesquisa em bananicultura e, a partir de então, várias teses e dissertações foram realizadas em diferentes áreas temáticas, desde técnicas de manejo como irrigação e adubação até a avaliação do desempenho de novos cultivares lançados pela pesquisa e comparados com os tradicionalmente empregados pelos produtores.
Seguindo essa linha de atuação, há dois, a FCA realizou o I Workshop Sobre Inovações Tecnológicas em Bananicultura, com o objetivo de abordar tecnologias apropriadas ao cultivo em diferentes regiões produtoras do Brasil e do mundo.
No Dia de Campo, a professora Sarita Leonel vai fazer uma palestra com o tema “Implicações e potencialidades do cultivo da bananeira em clima subtropical do Estado de São Paulo”.
Após a apresentação dos resultados obtidos com os cultivares avaliados, os participantes poderão visitar quatro estações de trabalho incluindo apresentações de técnicas de manejo do bananal, importância do uso de muda com alta qualidade genética e fitossanitária e degustação sensorial dos frutos dos cultivares avaliados e apresentação de cachos e pencas no ponto de consumo.
O Dia de Campo Sobre Desempenho Agronômico e Qualidade dos Frutos de Cultivares de Bananeiras no Planalto Paulista é gratuito e aberto a todos os interessados. Haverá entrega de certificado.
As inscrições podem ser feitas no local do evento, o pomar do Setor de Horticultura do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, na Fazenda Lageado.
Mais informações pelos telefones (14) 3811-4422 ou 3811-7172.
Serviço
Evento: Dia de Campo Sobre Desempenho Agronômico e Qualidade dos Frutos de Cultivares de Bananeiras no Planalto Paulista.
Data: 01/12/2010
Local: Pomar do Setor de Horticultura do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu.
Horário: 8h às 12h
Custo: gratuito
PROGRAMAÇÃO
8h – Recepção e inscrições
8h30 – 9h15 – Abertura – Implicações e potencialidades do cultivo da bananeira em clima subtropical do Estado de São Paulo (Sarita Leonel – FCA/UNESP)
9h15 – 10h15 – Apresentação dos resultados de pesquisa com os cultivares avaliados (Dayana Portes Ramos e Manoel Euzébio de Souza – doutorandos do PPGA/Horticultura)
10h15 – 10h30 – Intervalo para café
Estações com apresentações simultâneas
10h30 – 12h
Estação 1 - Apresentação dos cultivares em campo (Dayana Portes Ramos e Manoel Euzébio de Souza).
Estação 2 – Apresentações de técnicas de manejo do bananal (Erval Rafael Damatto Júnior – APTA Vale do Ribeira e Sarita Leonel – FCA/Unesp/Botucatu).
Estação 3 – Importância do uso de muda com alta qualidade genética e fitossanitária Rafael G. Baêta Neves e Walkiria M. Nicolosi do DSMM da CATI/Campinas).
Estação 4 - Degustação sensorial dos frutos dos cultivares avaliados e apresentação de cachos e pencas no ponto de consumo (Daniela Mota Segantini, Tainara dos Santos)
12h – 12h30 – Encerramento das atividades e entrega dos certificados de participação.
No dia 1º de dezembro, na Fazenda Lageado, em Botucatu, a partir das 8h, acontece o Dia de Campo Sobre Desempenho Agronômico e Qualidade dos Frutos de Cultivares de Bananeiras no Planalto Paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário