19 de nov. de 2010

Cidade Amiga da Criança

Na última quarta e quinta-feira [17 e 18] Botucatu esteve representada na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde foi organizado o primeiro seminário da Fundação Abrinq aos municípios interessados em integrar o programa “Prefeito Amigo da Criança”. A Abrinq é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1990 - ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência.

Solange Vitorino e Luciana Aparecida Pires Machado, membros da comissão do projeto em Botucatu representaram, respetivamente, o prefeito João Cury Neto e a secretária municipal da Assistência Social e articuladora municipal, Maria Della Coletta, no seminário “Um município para as crianças: avanços e desafios para a garantia de direitos”. O encontro abordou o sistema articulado de Educação e de Justiça, e os sistemas únicos de Assistência Social e de Saúde.
 

“O próximo passo é intensificar as reuniões com a comissão do programa para que Botucatu possa receber tão logo este selo da Abrinq. Com ele, o Município pode receber capacitações voltadas aos profissionais que trabalham com criança e adolescente”, explica Luciana.
Botucatu se inscreveu para adquirir o selo “Prefeito Amigo da Criança” no final de 2009. O programa integra três políticas públicas principais: Educação, Saúde e Assistência Social. Ele tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Além de fortalecer os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Atualmente, o programa está em sua quarta edição, que corresponde ao mandato municipal 2009-2012.
 
ServiçoMais informações sobre o selo “Prefeito Amigo da Criança” e as demais ações promovidas pela Abrinq podem ser conferidas no site: www.fundabrinq.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário