4 de set. de 2010

Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

Irani Branco Lourenço.
Artigo - A lei nº 4.733 de 05/09/2006, garante o Dia das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais do Município de Botucatu, no 1º sábado do mês de setembro, ou seja, o Dia Alusivo é 04/09/10.

O termo “Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais”, que um dia já foi oficial, está desatualizado. A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa e esta pessoa não porta sua deficiência. Ela tem uma deficiência e ser “especial” exclui a pessoa do todo, da igualdade, remetendo-se somente à diferença.

 
A “pessoa com deficiência” reproduz uma verdade, que a de se ter uma deficiência, aliada ao fato de que essa deficiência  é de uma pessoa .


Para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Botucatu, a construção de uma verdadeira sociedade inclusiva, passa também pelo cuidado com a linguagem, é na linguagem que se expressa voluntária ou involuntariamente o respeito ou a discriminação em relação às pessoas com deficiência.

 
Por isso, vamos sempre nos lembrar que a pessoa com deficiência de natureza física, intelectual, sensorial, enfim... Antes de ter a deficiência é acima de tudo: Pessoa.
Respeite-a!!

Irani Branco Lourenço.
Presidente do CMPD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário