5 de jul. de 2010

Dia do Bombeiro realiza homenagens

Em comemoração à data, bombeiros e colaboradores foram homenageados.

Solenidade realizada na noite de quinta-feira (1º) na Secretaria Municipal de Educação (antigo seminário) reuniu autoridades e a comunidade de Botucatu para celebrar o Dia do Bombeiro Brasileiro (comemorado no dia 2). Formaram a mesa da cerimônia: o vice-prefeito Antônio Luiz Caldas Jr; o presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Mendonça; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, César Toma; o comandante do 12º Grupamento dos Bombeiros de Bauru, coronel José Guerxis de Aguiar e o vereador Bombeiro Tavares.
 
Na mesma noite receberam o Diploma Amigo do Bombeiro: Luiz Caldas Jr, o vereador Tavares, o secretário Municipal de Obras, Nivaldo Francisco Vizotto, o fotógrafo Sidney Trovão e o jornalista Cristiano Alves. A homenagem busca identificar pessoas que, no dia-a-dia de suas atividades rotineiras, ajudam os bombeiros em sua missão de forma imparcial. O evento contou com a Corporação Municipal Damião Pinheiro Machado, regida pelo maestro Carlos de Campos.
Pelos bombeiros foram homenageados quatro profissionais pertencentes ao quadro de Botucatu. O subtenente Paulo Roberto Pilan, que entrará para a reserva, foi agraciado com a láurea de mérito pessoal em quinto grau. Ele atuou no caso da queda de uma aeronave da TAM em 1996 e é Bombeiro há 26 anos.
 
O mérito profissional foi entregue ao soldado Everaldo Costa “Carreira”, homenagem que foi entregue por seu pai José Costa Carreira. O destaque esportivo ficou por conta da participação dos sargentos José Eduardo Da Silva e Claudenir Celestino no Iron Man, em Santa Catarina no dia 30 de maio, onde cumpriram 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo, 42,1 quilômetros de corrida, representando o Corpo de Bombeiros e o País.
Durante as explanações, o vereador Tavares agradeceu o apoio dos bombeiros e de ter podido participar da Corporação antes de se eleger vereador. O presidente do Legislativo Municipal, por sua vez, diz que atualmente os bombeiros recebem grande número de chamadas e que essa demanda despende de recursos maiores. Ele também defendeu um pró-labore aos bombeiros, para que a Prefeitura pague um valor adicional ao salário quando atuam em alguma atividade em seu horário de folga.
Coronel Guerxis destacou a atividade socorrista do Resgate que começou no início da década de 90 e hoje é uma realidade a serviço da população.

Região receberá total de nove viaturas
Até o próximo ano a região deve receber nove viaturas de resgate e combate a incêndios. A informação é do coronel José Guerxis de Aguiar. “É um feito que talvez nunca aconteceu na nossa região. Isso deve ocorrer graças às parcerias das prefeituras com o governo do estado e o comando do Corpo de Bombeiros. Quando o Município compra o caminhão, o Estado monta. Agora, o Estado vai mandar cinco viaturas e algumas prefeituras vão fazer o inverso, montando-as. Fico feliz em saber que prefeitos, vereadores e presidentes das Câmaras da região dão apoio incondicional do Corpo de Bombeiros, que tem proporcionado modernização de viaturas e equipamentos. Botucatu, há vários anos, é vanguarda nesse assunto e as pessoas vêm conhecer a estrutura daqui por conta disso”, afirma Guerxis.
 
Botucatu receberá um caminhão de combate ao fogo avaliado em R$ 700 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário