5 de jul. de 2010

Bombeiros estimulam doações de sangue

O tempo frio afasta muita gente que desiste de sair de casa para doar sangue, assim, todo tipo de parceria ajuda que o Hospital das Clínicas não tenha cancelar cirurgias agendadas. Visando manter o número de pessoas que se dirigem às “cadeiras do bem”, o Corpo de Bombeiros de Botucatu iniciou nessa semana a campanha para estimular as doações.

A iniciativa chamada “Bombeiro Sangue Bom” visa não só chamar a população a doar, mas também, que os policiais de salvamentos deem exemplo para ajudar com a própria doação. O trabalho existe em todo o Estado e foi adotado em Botucatu a partir do ano de 2006.

“Como o Corpo de Bombeiros está à frente da campanha, elas confiam no trabalho, o que também estimula a participação das pessoas. Essa campanha também tem um ranking entre os Grupamentos (regionais) dos Bombeiros de quem tem maior resultado. Em um dos anos, pegamos o segundo lugar; isso é muito gratificante para nós”, disse o comandante do posto de bombeiros de Botucatu, tenente Edson Winckler Filho.

Quem for ao Hemocentro aderindo à campanha do Corpo de Bombeiros deve passar para a recepção o código 193 - número alusivo ao telefone de emergência. Deverão ser entregues algumas lembranças para quem colaborar, como chaveiros ou canetas.

A assistente social do Hemocentro do Hospital das Clínicas, Aparecida Donizete Franco diz que, muitas vezes, o estoque fica abaixo do ideal, o que coloca cirurgias em risco de serem canceladas. “O sangue O Positivo, por exemplo, necessitaria de 200 bolsas, mas estamos apenas com 60”, explica.
O ideal seria uma média de 18 mil doadores de sangue passando pelo Hemocentro para atender a demanda, uma vez que uma parte não pode ser doador, concretizando então, pelo menos 15 mil doações.

Queda no frio pode chegar a 50%
Segundo informação do Hemocentro de Botucatu a baixa no estoque de sangue pode ser assustadora na época de frio. “As campanhas, como a do Corpo de Bombeiros, são muito importantes porque estimulam as doações trazendo um sentido educativo à população da região. Isso é necessário até porque as doações podem cair em média 50% nessa época do ano”, afirma a assistente social do Hemocentro de Botucatu, Aparecida Donizete Franco.

O horário de funcionamento do Hemocentro do Hospital das Clínicas é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 16h30. Aos sábados o local abre das 7 às 13 horas. A unidade fica no câmpus da Unesp, em Rubião Júnior. O telefone para mais informações é (14) 3811-6041.

Nenhum comentário:

Postar um comentário