16 de out. de 2009

Falece Frei Afonso Lourenzon



Frei Afonso Maria Lourenzon faleceu (86) na sexta-feira (16), por volta das 15 horas. Ele havia passado recentemente por cirurgia no estômago e recebeu alta da Unesp no no último dia 14, em bom estado de saúde. Seu velório foi realizado entre às 20 horas de sexta até às 10h de sábado (17), no Santuário Nossa Senhora de Lourdes.

Seu corpo foi transladado para Itupeva. Pertencente à Ordem dos Franciscanos Capuchinhos, Frei Afonso era um dos mais tradicionais frades de Botucatu. Figura marcante da igreja católica em Botucatu. O Diário da Serra traz cobertura do caso, neste sábado e domingo. Veja abaixo os comentários de fieis sobre o frade.

8 comentários:

  1. Conheci pessoalmente o Frei Afonso, em uma de suas vindas a Lençóis Paulista/SP. Uma pessoa muito franca e honesta. Fico triste com seu falecimento.
    Ao mesmo tempo, tenho a certeza de que Deus o tem em um bom lugar.

    ResponderExcluir
  2. Maria Inês Andrade e Cruz16 de outubro de 2009 às 22:22

    Eu e minha família sentiremos muita falta do Frei Afonso... um homem santo de Deus que certamente esta no céu junto com São Pio de Pietrelcina, e por eles vamos sempre pedir a intercessão por todos nós, junto de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Contemplei os salutares exemplos de Frei Afonso, no qual brilhou a verdadeira perfeição religiosa, e vi quão pouco ou quase nada é o que faço. Que é a minha vida em comparação com a dele? Santo e amigo de Cristo ele serviu ao Senhor em fome e sede, em frio e nudez, em trabalho e fadiga, em vigílias e jejuns, em orações e santas meditações, em perseguições e muitos opróbrios.
    Quantas e quão graves tribulações sofreu porque quis seguir as pisadas de Cristo! Odiou sua alma neste mundo, para possuí-la eternamente no outro. Que vida austera e mortificada levou Frei Afonso neste mundo! Que contínuas e graves tentações ele suportou! Quantas vezes ele foi atormentado pelo inimigo! Quantas orações fervorosas ele ofereceu a Deus! Que rigorosa abstinência praticava! Que zelo e fervor ele tinha em seu adiantamento espiritual! Que guerra fez para subjugar vícios! Com que pura e reta intenção buscou a Deus! Durante o dia trabalhava e passava as noites em orações ainda que, trabalhando não interrompesse um momento a oração mental.
    Todo o tempo empregava utilmente; toda hora lhe parecia breve convivida com Deus; e pela grande doçura das contemplações se esquecia até da necessária refeição do corpo. Ele renunciou a todas as riquezas, dignidades, honras, amigos e parentes; nada queria do mundo; apenas tomava o indispensável para a vida e só com pesar satisfazia as exigências da natureza. Assim era pobre nos bens terrenos, mas muito rico de graças e virtudes. Exteriormente lhe faltava tudo; interiormente, porém, se deliciava com graças e consolações divinas.
    Ao mundo era estranho, mas íntimo e familiar amigo de Deus. A si mesmo tinha em conta de nada, e o mundo o desprezava; mas era precioso e querido aos olhos de Deus. Mantinha-se na verdadeira humildade, vivia em singela obediência, andava em caridade e paciência; assim cada dia fazia progresso na vida espiritual e mais a Deus agradava. Frei Afonso foi dado por modelo a todos os religiosos, e mais nos devem estimular ao progresso espiritual.
    Os vestígios que deixou atestam que foi verdadeiramente varão santo e perfeito.
    Já me causa tédio o viver, por tanta negligência e frouxidão! Que em mim não entorpeça de todo o desejo de progredir na virtude, já que belo modelo eu vi de perfeição!
    Obrigado Frei Afonso.

    ResponderExcluir
  4. Moisés de melo Itatinga-sp.
    Frei Anfoso é um grande amigo,estou sem chão,quantos conselhos ele me deu ,nem coragem de ir ao velorio eu tive pois entrar naquela igreja e ver ele pela ultima vez eu não aguentaria,prefiro ficar com a ultima imagem dele vivo num dia frio que ele estava com uma toquinha para se esquentar.Homem santo homem de cabeça aberta,nois jovens temos que seguir seu exemplo,nos não perdemos o frei foi o céu que ganhou um santo.Que Maria nossa mãe o condusa na presença de Deus,obrigado frei Afonso vá com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Paulo Muniz Botucatu SP17 de outubro de 2009 às 14:03

    Frei Afonso foi para mim um pai irmao e um amigo fico feliz de ter pessoalmente falado isso para ele e compartilhado bons momentos
    da minha vida com ele e que Deus o tenha

    ResponderExcluir
  6. A maneira carinhosa, a serenidade e principalmente a seriedade de Frei Afonso ficará indubitavelmente marcados nos corações de quem o conheceu! Lembraremos do sr. para sempre. Difícil vai ser entrar no Santuário de Lourdes sem nos lembrarmos dele! Frei, olhe por nós daí de cima!

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo Serra Daltin - Botucatu /SP

    A maneira carinhosa, a serenidade e principalmente a seriedade de Frei Afonso ficará indubitavelmente marcados nos corações de quem o conheceu! Lembraremos do sr. para sempre. Difícil vai ser entrar no Santuário de Lourdes sem nos lembrarmos dele! Frei, olhe por nós daí de cima!

    ResponderExcluir
  8. Aqui na integra o emocionante discurso feito na missa de corpo presente de frei afonso que terminou com 1 salva de plamas longa e emocionante para a ultima homenagem para frei Afonso


    Falo hoje não só em meu nome mais em nome de todos os coroinhas, ministros e de todos vocês, amigos de frei Afonso.
    Em meu ultimo almoço com ele 15 dias antes da cirurgia eu escrevi uma frase que ele achou muito bonita ‘’ a vida nos foi dada para buscar a deus, a morte para encontrá-lo e a eternidade para possuí-lo’’.
    Fui seu coroinha por 8 anos, fiquei até sua ultima missa e hoje visto a roupa que ele mais gostava, queria sempre que nos coroinhas, ministros e toda a assembléia fossemos na simplicidade os mais belos possíveis.
    Uma frase que marcou foi quando arrumei o ultimo altar com rosas, ele falava ‘’ a rosa dura pouco mais sua imagem é inesquecível, ele foi como a rosa, inesquecível.
    Como essas falas não são apenas minhas peço que todos vocês de pe dêem uma salva de palmas para a pessoa maravilhosa que foi frei Afonso

    PEDRO PAULO PACHECO, COROINHA, ASSISTENTE E AMIGO DE FREI AFONSO
    17/10/2009

    ResponderExcluir