O Cursinho Desafio, mantido pelo Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS), da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), divulgou a convocação de 297 candidatos aprovados na primeira fase de seu processo seletivo do primeiro semestre de 2009, para entrevista sócio-econômica. O resultado com os aprovados está disponível nos sites do Cursinho Desafio e da própria FMB.As entrevistas acontecem no dia 15 de fevereiro, a partir das 8 horas, na Unifac, em Botucatu. É necessária para esta análise (que não é obrigatória, mas corresponde a 20% da nota final) a apresentação de documento de identidade (RG), comprovantes de renda familiar e contas recentes de água, energia elétrica e telefone. “Nesta fase será analisada toda a característica sócio-econômica do candidato para que possamos inserir mais pessoas neste curso pré-vestibular”, explica Maurício Fernando Silva Almeida Ribeiro, um dos coordenadores do Cursinho Desafio.
O resultado com os 140 aprovados nesta fase será divulgado no dia 19 de fevereiro, por meio dos sites da FMB e Cursinho Desafio. As matrículas acontecem dia 2 de março, sendo que as aulas terão início na mesma semana. Os alunos utilizarão as instalações da escola Angelino de Oliveira, na Vila Antarctica.
Grande procura
O coordenador ressalta o aumento no número de candidatos para o Cursinho Desafio. Em 2009, mais de 600 pessoas concorreram a 140 vagas para o extensivo, média de 4,38 candidato/vaga, média superior a de 2008 quando mais de 400 participaram do processo seletivo. O número é considerado surpreendente. “Houve um aumento nos inscritos pelos resultados que temos obtido em aprovações e também pelo empenho e diversidade do ensino”, reforça Ribeiro.
Devido à procura crescente pelo Cursinho, os coordenadores instituíram mudanças em seu processo seletivo, que passou a ser realizado em duas etapas. A primeira fase consistiu em uma prova escrita multidisciplinar e a etapa seguinte consiste será uma entrevista sócio-econômica. Outra novidade foi a instituição da inscrição via internet.
Apoiadores
O Cursinho Desafio tem o apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu, Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (Proex), Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Botucatu e Banco Real. Informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-6020.