8 de jan. de 2009

Projeto distribui 900 mudas de árvores

Idealizado por servidoras do Hospital das Clínicas de Botucatu (HC/FMB/Unesp), o Projeto Sementinha distribuiu 900 mudas de árvores em seis meses de realização. Pela proposta, mães atendidas pela maternidade do HC recebiam as plantas como forma de homenagem ao nascimento dos filhos, para cultivo nas residências.

As mães também recebiam panfletos sobre o cultivo e cuidados com as plantas e informações referentes ao projeto. A espécie escolhida era a Pitangueira, que era fornecida pela Prefeitura Municipal de Botucatu (238 km de São Paulo), parceira da iniciativa que contou com o apoio da direção da Faculdade de Medicina de Botucatu.

A iniciativa do ‘Sementinha’ foi da Unidade de Neonatal e Obstetrícia da maternidade do HC, vinculada ao Departamento de Pediatria da FMB, através das auxiliares de enfermagem Vanessa Aparecida Martins, Valquíria Rodrigues Machado, Regiane Aparecida Domingues e contou com a orientação da enfermeira Patrícia Kelly Silvestre.

Conforme Vanessa, o projeto surgiu de uma iniciativa feita por um avô que, para homenagear o nascimento do neto, plantou uma árvore. A história chamou a atenção das idealizadoras que ressaltam o caráter ecológico e o incentivo do futuro cidadão quanto à preservação do meio-ambiente. “A partir da ideia de vincular o nascimento da criança com a natureza, pensamos em estender essa proposta para as futuras mães”, disse.

Apesar do projeto ter sido finalizado em novembro do ano passado, as responsáveis aguardam pela retomada da iniciativa devido à repercussão expressiva tanto pelo público atendido no hospital quanto da comunidade local. “A receptividade nos surpreendeu. Havia mães que viam os cartazes afixados na recepção do hospital e pediam para ganhar as mudas”, salienta a auxiliar de enfermagem. “Algumas mães, mesmo ao perderem a criança, pediam para que déssemos as plantas para que elas homenageassem o filho”, complementa Vanessa.

O ‘Sementinha’ chamou a atenção do público externo. A Unimed Botucatu planeja adotar alguns pontos do projeto desenvolvido pelo HC/FMB/Unesp, explica Aline do Nascimento Caitano, do Núcleo de Desenvolvimento Humano da cooperativa de planos médicos. A intenção é fazer o plantio em datas especiais e em local específico como forma de integrar as maternidades nos Hospitais das Clínicas, Sorocabana e Misericórdia Botucatuense.

Segundo Aline, a iniciativa da cooperativa deve ser implantada ainda este ano. Outra cooperativa interessada pelo projeto foi a Unimed de Sorocaba, que obteve detalhes do projeto para uma possível implantação naquela cidade.

Até novembro de 2008, o Hospital das Clínicas realizou 920 partos em sua maternidade, voltada para atendimento em casos de risco para a mãe e a criança. O HC/FMB atende a mais de 62 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde 6, com sede em Bauru. (Assessoria FMB/ Unesp).