As mães também recebiam panfletos sobre o cultivo e cuidados com as plantas e informações referentes ao projeto. A espécie escolhida era a Pitangueira, que era fornecida pela Prefeitura Municipal de Botucatu (238 km de São Paulo), parceira da iniciativa que contou com o apoio da direção da Faculdade de Medicina de Botucatu.
A iniciativa do ‘Sementinha’ foi da Unidade de Neonatal e Obstetrícia da maternidade do HC, vinculada ao Departamento de Pediatria da FMB, através das auxiliares de enfermagem Vanessa Aparecida Martins, Valquíria Rodrigues Machado, Regiane Aparecida Domingues e contou com a orientação da enfermeira Patrícia Kelly Silvestre.
Conforme Vanessa, o projeto surgiu de uma iniciativa feita por um avô que, para homenagear o nascimento do neto, plantou uma árvore. A história chamou a atenção das idealizadoras que ressaltam o caráter ecológico e o incentivo do futuro cidadão quanto à preservação do meio-ambiente. “A partir da ideia de vincular o nascimento da criança com a natureza, pensamos em estender essa proposta para as futuras mães”, disse.
Apesar do projeto ter sido finalizado em novembro do ano passado, as responsáveis aguardam pela retomada da iniciativa devido à repercussão expressiva tanto pelo público atendido no hospital quanto da comunidade local. “A receptividade nos surpreendeu. Havia mães que viam os cartazes afixados na recepção do hospital e pediam para ganhar as mudas”, salienta a auxiliar de enfermagem. “Algumas mães, mesmo ao perderem a criança, pediam para que déssemos as plantas para que elas homenageassem o filho”, complementa Vanessa.
O ‘Sementinha’ chamou a atenção do público externo. A Unimed Botucatu planeja adotar alguns pontos do projeto desenvolvido pelo HC/FMB/Unesp, explica Aline do Nascimento Caitano, do Núcleo de Desenvolvimento Humano da cooperativa de planos médicos. A intenção é fazer o plantio em datas especiais e em local específico como forma de integrar as maternidades nos Hospitais das Clínicas, Sorocabana e Misericórdia Botucatuense.
Segundo Aline, a iniciativa da cooperativa deve ser implantada ainda este ano. Outra cooperativa interessada pelo projeto foi a Unimed de Sorocaba, que obteve detalhes do projeto para uma possível implantação naquela cidade.
Até novembro de 2008, o Hospital das Clínicas realizou 920 partos em sua maternidade, voltada para atendimento em casos de risco para a mãe e a criança. O HC/FMB atende a mais de 62 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde 6, com sede em Bauru. (Assessoria FMB/ Unesp).