A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foi indicada, junto com outras sete universidades paulistas, para dar apoio técnico à Secretaria de Estado da Saúde. A oficialização da parceria foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE) na última sexta-feira, 16 de janeiro. A FMB dará assistência a quatro regionais de saúde do Estado: Bauru, Marília, Sorocaba e Registro. O objetivo é aprimorar os serviços de atenção básica nos municípios pertencentes a esses blocos e, para isso, em breve, serão contratadas 10 pessoas que ficarão encarregadas de promoverem reuniões e oficinas de capacitação, sob coordenação e supervisão dos docentes da Faculdade de Medicina.
O projeto, na instituição, será coordenado pela professora doutora Elen Rose Lodeiro Castanheira. Segundo ela, a iniciativa foi do Governo do Estado de São Paulo, preocupado em melhorar a gestão pública e ajudar em uma melhor organização do sistema regional de saúde. “Teremos o papel de prestar uma assessoria técnica. É preciso otimizar o sistema regional, para melhorar a qualidade, resolutividade da atenção primária e, conseqüentemente, fazer com que a atenção terciária seja melhor utilizada”, afirma.
Para Dra. Elen, os municípios devem ter unidades de saúde equipadas e os recursos humanos necessários. Entretanto, frisa que é essencial um pessoal capacitado, comprometido e com qualidade técnica, além de organização. “O projeto quer resgatar a integralidade do atendimento, tanto individual como coletivo e se antecipar à demanda”, avalia.
Também integram esse projeto, a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Faculdade de Saúde Pública da USP, Faculdade de Enfermagem da USP, Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, professor Sérgio Swain Muller, ressalta que essa iniciativa consolida a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. “O Estado reconhece a universidade como grande parceira de gestão”, reforça.