24 de dez. de 2008

Cury anuncia mais secretários

A primeira reunião entre João Cury, professor Caldas e todo o secretariado da administração 2009-2012 aconteceu na segunda-feira, na Casa do Servidor, no campus de Rubião Junior - Unesp. O principal assunto abordado foi o orçamento, como o plano plurianual e diretrizes orçamentárias. O encontro também serviu para confraternizar os comandantes das pastas, discussão dos princípios do plano de governo e a dinâmica das áreas afins, chamadas coordenadorias de governo.

O prefeito eleito João Cury considerou o encontro como muito positivo e produtivo. "As discussões já servem para começar a entrosar os secretários que trabalharão nas políticas transversais", comenta.

De acordo com o engenheiro Edson Bertani, futuro secretário de Obras, o encontro o deixou otimista quanto ao desempenho dos ocupantes das pastas na implantação de políticas correlacionadas. "Foi muito bom, todos puderam conversar, diagnosticar os pontos positivos e as dificuldades que devem ser enfrentadas de imediato", diz.

Novos nomes – como havia declarado na semana passada, após a diplomação na Câmara Municipal, João Cury apresentou mais três componentes da administração. Na pasta de Administração o escolhido foi Ciro Buchignani. Para a Fazenda Hermínio Rodrigues e o coordenador da área de administração será o empresário José Benine.

Portas abertas – a abertura do encontro contou com a presença do diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, Sérgio Müller, que ressaltou que a universidade está de portas abertas à administração João Cury/professor Caldas. "é uma honra e um dever colaborar com a administração pública. Nós (da UNESP) esperamos que a relação com essa administração tenha um patamar mais elevado do que nos últimos anos", declara.

Resultados – João Cury fez questão de enfatizar que cobrará de seus secretários resultados rápidos e eficientes. "A população confiou em nós seus desejos, acreditou em nosso plano de governo que foi amplamente discutido com diversos setores e não vou passar por mentiroso. O PSDB e o PCdoB se uniram em torno das políticas públicas, por opção, portanto vamos cobrar resultados", comenta.

De acordo com João Cury, o Plano de Governo será o ponto de saída para os trabalhos. Tudo que acrescentarem será bem vindo, mas não podemos executar menos do que está lá. Faço questão de honrar meus compromissos", explica.

Caravana do conhecimento – João Cury disse que vai levar todo o secretariado por uma caravana por Botucatu. "No começo do ano vamos todos passar por alguns pontos para vocês sentirem o que a cidade tem de melhor e de pior, quero que conheçam as realidades que eu e o Caldas encontramos", conta.

Planejamento – professor Caldas citou que o planejamento é a base de tudo. "Na administração pública brasileira, assim como em toda a América Latina, o planejamento dá lugar ao improviso, o que não vai acontecer conosco, pois formamos uma equipe extremamente profissional. Não teremos lugar para improviso, pois onde não há planejamento tudo é urgente e não sobra tempo para o que é importante", finaliza Caldas.

Participação e descentralização – durante as discussões ficou evidente que todas as políticas terão como objetivo a participação popular e a descentralização da administração. "Temos que saber desde o início o que cada ação vai representar na vida do mais pobre dos pobres, nossas políticas terão que ser integradas e muito planejadas", ressalta o prefeito eleito.