18 de dez. de 2008

Jogo ensina crianças e adolescentes como cuidar dos animais e do meio ambiente

A Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental e a Escola do Meio Ambiente lançaram na quarta-feira, dia 17, o jogo educativo “A Trilha do Meio Ambiente”. O material, que contém um CD e uma cartilha explicativa para o professor, tem como objetivo divertir e educar crianças e adolescentes sobre a importância de manter um ambiente saudável em casa e junto à comunidade.

Segundo o secretário de Saúde, André Peres, no jogo, o aluno aprenderá brincando com as tarefas do dia-a-dia, como cuidar do animal de estimação, do quintal da sua casa e da rua onde mora. “Nossa idéia é levar para o cotidiano escolar a conscientização da posse responsável, da questão da prevenção de doenças como a dengue e a raiva. É um fortalecimento do papel ativo do cidadão na melhoria da qualidade de vida”, afirmou André.

Em cada fase do jogo o aluno aprenderá sobre um assunto e percorrerá por locais conhecidos da cidade, como a Escola do Meio Ambiente, Unidades de Saúde e escola. Os temas são abordados de forma lúdica e que resgatam antigos jogos, como Jogo da Memória e Gênius.

No material o aluno também encontrará jogo de perguntas e respostas desenvolvido de acordo com a faixa etária do jogador. “O grau de dificuldade é enfocado na idade da criança. A idade recomendada é a partir de seis anos, quando o aluno inicia a vida escolar. Mas garanto que o jogo irá agradar a todos, inclusive os adultos” disse o chefe da Divisão de Saúde Pública Veterinária, Cassiano Victória.

Nas escolas
Para a diretora da EMA, Eliana Gabriel, a iniciativa visa multiplicar o conhecimento e inserir o conteúdo em diversas disciplinas escolares. “O nosso objetivo é que o aluno aprenda dentro da sala de aula de forma divertida e que leve a informação para os familiares e amigos e que aplique as ações dentro de casa e na sua comunidade. A nossa também é instruir os professores para que utilizem o material para desenvolver atividades junto aos alunos de forma multidisciplinar”, finaliza Eliana.

O kit com o jogo e o caderno do professor deverá ser entregue a partir de janeiro de 2009 para todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Botucatu. Para quem quiser conhecer antecipadamente e jogar pela internet pode fazer o download pelo site da Prefeitura, www.botucatu.sp.gov.br/ema.

A partir do próximo ano o material será enviado ao Ministério do Meio Ambiente, que irá disponibilizar o conteúdo em 359 Salas Verdes de todo País.