4 de nov. de 2008

Greve cria falsa impressão que crimes diminuíram



Os furtos de veículos assustam aos quatro cantos de Botucatu. Pelo menos dez casos desse tipo de delito foram registrados somente no mês de outubro, segundo informação de Boletins de Ocorrência (BO) que a reportagem teve acesso.

De acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo há uma situação de acomodação dos crimes. Mas dados divulgados no site do Governo do Estado apontam que esse crime teve redução de 134 para 97 casos entre o período de janeiro e setembro/ 2007-2008.

A estatística policial ainda leva a crer que houve redução criminal quando se fala em furtos em geral: de 1770 para 1583; roubos à mão armada de 139 para 110; e roubo de veículo de 12 para 10 no mesmo período analisado nos dois anos. Somente homicídio doloso teve aumento de cinco para seis casos.

Em setembro, quando começou a greve, já se desenhava uma 'redução' criminal ocasionada supostamente por causa da paralisação da Polícia que tem limitado a elaboração de ocorrências. Não houve homicídio nesse período e 'caíram' os seguintes crimes: furto (184/ 100), furto de veículo (20/9). Por outro lado, o aumento de delitos ocorreu apenas com roubo (9/11) e roubo de veículos (0/3).

Segundo Clóvis Martins, do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Botucatu, a greve teve reflexo nos números. "Certamente existiu uma redução de crimes devido à paralisação da Polícia porque os BOs é que baseiam os dados policiais", afirmou. "O banco de dados não está sendo alimentado com a mesma freqüência. Isso ocasiona dados distorcidos", afirma ele. (Diário da Serra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário