24 de mai. de 2008

Plantio de 250 árvores e novo viveiro na semana verde’


A Semana do Meio Ambiente que começa no início de junho em Botucatu terá duas atividades principais para marcar a data. Mesmo na época de estiagem a Prefeitura resolveu fazer o plantio de aproximadamente 250 mudas de árvores pela cidade.

Um dos locais que terá a arborização é a região da Casa Santo Inácio, em Rubião Júnior, que precisa ser recuperada. Serão 80 espécies de árvores nativas. Outro ponto atendido será na Fazenda Lageado, em frente à Incubadora Tecnológica, junto ao Rio Lavapés.

A frente do cemitério Portal das Cruzes também terá algumas mudas de árvores exóticas, do tipo Manaca da Serra e Quaresmeira. São espécies que afloram três vezes no ano. A coloração é roxa. Os pinheiros foram retirados, informa o secretário Vado Silva, porque ofereciam riscos de cair. “Agora começa a seca, mas resolvemos mesmo assim plantar por conta da data”, comenta Silva.

Outro momento importante da Semana de Meio Ambiente será a inauguração do novo viveiro municipal, onde serão produzidas mudas de árvores nativas para arborização urbana e as ornamentais. Já existe um viveiro no local, mas esse novo terá melhor estrutura. “Agora esse viveiro terá sala de aula, banheiros e irrigação”, comenta o secretário Vado Silva.

Outra atividade confirmada para a “semana verde” será a apresentação da Orquestra Municipal no dia 8 de junho. Professores também receberão exemplares do livro sobre o Rio Lavapés, que será utilizado para melhorar as condições do mesmo através de conscientização.