Estudantes da Escola Municipal João Maria de Araújo participaram na quarta-feira, 21, de um intenso trabalho de conscientização contra a dengue. Alunos que fazem parte do Projeto JCC (Jovens Construindo a Cidadania), da Polícia Militar, levaram informações preventivas e sobre os sintomas da doença aos estudantes dos dois períodos da escola. No total, são 850 que estudam da 1ª a 8ª série.
Os 16 alunos que passaram de sala em sala ontem receberam treinamento de outros quatro adolescentes, os quais foram multiplicadores de orientações dadas por funcionários da Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de Botucatu. Eles passaram por 31 salas, sendo 19 pela manhã e 12 no período da tarde.
"Os alunos informaram os demais estudantes sobre a situação da dengue na cidade, onde já tivemos este ano dois casos da doença - importados de Araraquara e do Rio de Janeiro. Outra mensagem foi que o aparecimento do mosquito ocorre por nossa própria negligência. Os jovens, dessa forma, também exercitam a cidadania", comenta o policial militar Robson Pontes Tavares.
As apresentações nas salas de aula feitas pelos alunos duraram entre 10 e 15 minutos. "Como não usaram uma linguagem técnica a aceitação foi muito boa. Os alunos já receberam convites para palestrar em outras escolas municipais e estaduais", comenta o policial Pontes, do JCC.
Além da presença dos integrantes do JCC nas classes, eles ainda mostraram os perigos da dengue através de uma maquete no pátio da escola. Esse material ajuda a exemplificar como acontece a transmissão e ainda mostra as larvas e mosquitos Aedes. Toda essa estrutura foi cedida pela Vigilância em Saúde Ambiental.