Na quinta-feira, 8, a comissão de Assuntos Relevantes com a finalidade de acompanhar e discutir a renovação do contrato com a Empresa Auto Ônibus Botucatu Ltda , formada pelos vereadores Josey, Prof. Caldas, Lelo Pagani, Varoli e Luiz Rúbio, se reuniu com representantes da Fatec para dar continuidade aos trabalhos da comissão.
O propósito da reunião era verificar a possibilidade da realização de uma pesquisa sobre o transporte coletivo realizado na cidade com a finalidade de dar parâmetros à comissão para realizar seus trabalhos com fundamentos concretos. “Nós temos que ter mais embasamento para trabalhar e a Fatec tem todas as ferramentas para nos ajudar já que possui um curso técnico e conhecimentos em logística de transportes. Conhecemos a credibilidade e eficiência da Fatec, por isso estamos solicitando a pesquisa a faculdade”, explicam os parlamentares.
Estiveram presentes à reunião o Diretor da Fatec, Roberto Colenci e os Professores João Alberto Borges de Araújo e Luís Fernando Nicolosi Bravim. Primeiramente, foi explicado aos presentes tudo o que foi discutido e sugerido na última reunião da comissão realizada com o Prefeito Municipal, secretária municipal de planejamento e diretora do DET.
Tanto o diretor da Fatec quanto os professores revelaram desconhecer o projeto com terminais que está sendo planejado pelo Poder Executivo, mas informaram sobre as pesquisas já realizadas sobre transporte público realizadas por alunos da instituição. “Temos cerca de 6 ou 7 Trabalhos de Conclusão de Curso montados para Transporte urbano e o próprio Professor João Alberto realizou um trabalho sobre o transporte coletivo de Botucatu embasado com dados de GPS sobre velocidade, capacidade, obstáculos, entre outras questões. Na verdade, não temos ainda nenhuma pesquisa que verse sobre a satisfação dos usuários com dados substanciais o que nós temos é uma pesquisa sobre o Plano Diretor tratando de rotas de origem e destino e densidade.Temos que nos preparar para o que vocês estão nos pedindo e montar uma equipe para realizar a pesquisa com qualidade”, coloca Roberto Colenci ressaltando que as pesquisas da Fatec são sempre realizadas com transparência e sem interferência externa.
Os professores ainda expuseram aos vereadores alguns problemas que os alunos da instituição enfrentam com o transporte coletivo e revelaram que o número de usuários do transporte coletivo em Botucatu tem diminuído a cada ano. “O número de usuários de ônibus circular em Botucatu vem decrescendo. Temos estatísticas sobre isso. Por exemplo, em 2005 eram 580 mil usuários/ano, em 2006 esse número caiu para 565 e em 2007 desceu para 560 mil usuários por ano”, coloca Prof. João Alberto.
Ficou explicita a intenção da Câmara firmar um Termo de Cooperação Técnica com a Fatec, por meio da FAT – Fundação de Apoio a Tecnologia - que dá suporte à faculdade para poder iniciar a pesquisa e assim garantir os resultados para a comissão de vereadores e também a todos que participarem da pesquisa, professores e alunos. “Temos que ter um amparo para realizar a pesquisa e contar com professores e técnicos, além disso, nossos alunos também estarão aprendendo com a pesquisa”, afirma Colenci.
Os representantes da Fatec deverão apresentar um planejamento para a realização da pesquisa na próxima segunda-feira, dia 12, às 8h30, na Câmara Municipal.