28 de abr. de 2008

GCM estuda criar corregedoria

A Secretaria Municipal de Segurança de Botucatu estuda criar uma Ouvidoria e Corregedoria dentro da Guarda Civil Municipal (GCM). A informação foi dada pelo secretário de Segurança, Ricardo Rodrigues dos Santos.

"A corregedoria não seria ligada à Guarda Municipal, mas à Secretaria de Segurança para existir maior lisura. Isso está nas mãos do prefeito para estudo. É de suma importância criá-la para eliminar qualquer tipo de dúvida que exista sobre a Guarda Municipal", informa Rodrigues.

O secretário esteve ontem pela manhã reunido com representantes da Comissão de Direitos Humanos: Ronaldo Tecchio Jr e Martha De Léo. Rodrigues convidou a Comissão para promover cursos aos guardas municipais que enfoquem o tema diretos do cidadão e o cumprimento da lei.

"A OAB tem uma clareza sobre isso. Embora a GCM saiba o cumprimento da lei, existe toda a questão de como abordar e conversar com a pessoa", afirmou o secretário, alertando que não é papel da GCM fazer abordagens pela cidade como a OAB questionou e sim atuar na proteção de patrimônio. "Não é para fazer abordagens. Esse não é o nosso trabalho. Se numa praça alguém estiver infringindo a lei será abordado". (Foto: www.gcmbotucatu.blogspot.com).